Veja como fazer o seu filho parar de fazer manha com uma simples pergunta

por Roberta Freitas

13 Setembro 2017

Veja como fazer o seu filho parar de fazer manha com uma simples pergunta
Advertisement

Quando nossos filhos se irritam e começam a fazer manha é muito complicado trazer a serenidade de volta e, geralmente, é uma operação que requer muitas energias das duas partes. Hoje vamos falar do método “da pergunta” que pode ajudar em muitas circunstâncias, lembrando que deve ser utilizado somente com crianças maiores de cinco anos porque prevê um pequeno raciocínio. Vamos ver então o que devemos evitar e no que consiste este método.

 

Advertisement
pixabay.com

pixabay.com

Quando um de seus filhos tem uma crise de raiva, por qualquer que seja o motivo, existem algumas coisas que você não deve fazer.

Não ignore a criança. Fazer de conta que não está vendo o seu problema não é saudável. Para eles pode significar se sentir sozinho e incompreendido.

Outra coisa que você não deve fazer é punir a criança no momento. Naquela hora eles não estão em si e não são capazes de compreender o sentido da punição o que resulta em uma maior frustação. Se você acha que eles merecem ficar de castigo, faça depois do momento de raiva.

 

Advertisement
maxpixel.com

maxpixel.com

Vamos então ao método da pergunta: 

Quando a cólera explode porque um brinquedo quebrou ou aconteceu alguma coisa, faça a eles esta pergunta “Este problema é grande, médio ou pequeno?”. Se você conseguir fazer com que eles pensem nisso você vai fornecer aos seus filhos os instrumentos para sair do estado de frustação, aprendendo a medir o problema. 

Se o problema é pequeno faça com que eles entendem que pode ser resolvido facilmente. Por exemplo, se ele não quer vestir uma roupa, vá até o guarda-roupas e pegue outra roupa que ele goste mais. 

Se o problema é médio explique que é possível resolver, mas vai demorar um pouco mais. Por exemplo, se a roupa que ele queria está suja, deve esperar que seja lavada. 

Se o problema é grande (sempre do ponto de vista de uma criança) não diminua, mas simplesmente explique que existem coisas que não podem ser resolvidas rapidamente. 

Não perca a paciência e não minimize o problema porque as crianças têm um mundo interior muito delicado que nós adultos temos que respeitar. Não devemos esquecer que nós pais temos que dar o exemplo.

Acontece com você que seu filho te interrompa quando está falando com outras pessoas? Esta mãe que você vai ver no vídeo mostra o seu método para evitar que este comportamento aconteça. Ao invés de ignorar a criança ela mostra que a ouviu e que quando será possível vai dar atenção a ela. Veja no vídeo os efeitos deste método. 

Advertisement