Dormir com o ventilador ligado pode ter efeitos colaterais em pessoas que sofrem de alergias, dores de garganta e sudorese acentuada

por Roberta Freitas

08 Agosto 2018

Dormir com o ventilador ligado pode ter efeitos colaterais em pessoas que sofrem de alergias, dores de garganta e sudorese acentuada
Advertisement

Durante todo verão existe o problema do calor insuportável, que nos períodos mais quentes pode comprometer nosso sono e, portanto, também a produtividade dos nossos dias. Embora muitos tenham optado nos últimos anos pela instalação de um ar condicionado, existem aqueles que, por razões ecológicas ou para evitar altas contas de luz, decidem contar com a ajuda do velho e querido ventilador. Mas quais são as vantagens e riscos decorrentes do uso desses objetos?

via livescience.com

Advertisement
The Sleep Judge/Flickr

The Sleep Judge/Flickr

O ventilador não faz nada além do que circular o ar dentro de um ambiente que, sem ele, ficaria estagnado. O resultado é que, especialmente durante a noite, a passagem do ar pelo corpo permite que a pele disperse melhor do calor e, assim, sobreviva às noites mais quentes. Em geral, portanto, os especialistas acreditam que o ventilador seja uma alternativa válida e econômica ao ar condicionado. Mas é necessário conhecer as contraindicações.

Este sistema de refrigeração pode não ser adequado para pessoas que sofrem de dor de garganta e olhos secos: a recirculação de ar remove a umidade e algumas pessoas acusam, ao despertar, uma sensação de secura na garganta, semelhante a uma dor de garganta real. Deixer lágrimas artificiais e um copo de água para beber na mesa de cabeceira são hábitos que podem resolver o problema.

Além disso, se você sofre de uma transpiração pronunciada, o ventilador pode ser prejudicial aos músculos: um jato direto de ar nas costas suadas pode comprometer a mobilidade muscular por um dia inteiro. Neste caso você tem que trabalhar no posicionamento, como você verá abaixo.

Finalmente, atenção às alergias: se a sala não estiver perfeitamente limpa, a ventoinha fará levantar a poeira dos cantos mais escondidos e fazê-la voar até o trato respiratório. Portanto, certifique-se de dormir em um ambiente limpo e de limpar as pás do ventilador.

Advertisement

Algumas dicas:

Algumas dicas:

Primeiramente, nunca direcione o jato diretamente para o corpo. Além disso, evite mantê-lo ligado a noite toda: à medida que a noite avança, a temperatura tende a diminuir e o efeito de "frescor" pode se tornar "frio" nas primeiras horas da manhã. Neste caso, compre um ventilador com um temporizador que permitirá que você desligue o ventilador durante a noite.

Apenas alguns truques para garantir que um objeto tão barato possa se tornar um grande aliado para o seu merecido sono noturno!

Advertisement