Segundo esta pesquisa, as mulheres que acordam cedo são menos propensas à depressão

por Roberta Freitas

23 Novembro 2018

Segundo esta pesquisa, as mulheres que acordam cedo são menos propensas à depressão
Advertisement

Sabemos que o sono é uma cura para a saúde e que sua falta pode trazer sérios efeitos para o nosso corpo, e que devemos nos esforçar para dormir o máximo possível durante a noite, e não durante o dia. Uma grande pesquisa realizada na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, mostrou que acordar cedo pela manhã traz benefícios consideráveis, especialmente para mulheres de meia-idade. E quais são esses benefícios?

via independent.co.uk

Advertisement
Segundo esta pesquisa, as mulheres que acordam cedo são menos propensas à depressão - 1

Os estudiosos analisaram 32.000 mulheres de 55 anos com hábitos de sono muito diferentes. Os resultados não deixaram dúvidas: aquelas que se definiam "noturnas", e que, portanto, tendiam a dormir e acordar tarde, tinham um risco maior de desenvolver depressão ou outros distúrbios emocionais.

Mesmo que o cronotipo (a característica de cada ser humano que indica em qual faixa do dia é mais ativa) possa variar muito de pessoa para pessoa, há um fator principal que falta nas pessoas ditas "noturnas": a luz.

Advertisement
Segundo esta pesquisa, as mulheres que acordam cedo são menos propensas à depressão - 2

Segundo os especialistas, a principal causa do desenvolvimento de transtornos emocionais seria a falta de exposição à luz solar, que afeta o humor.

Obviamente, para muitas mulheres ficar acordadas durante a noite não é uma escolha, mas pode ser uma necessidade derivada de compromissos de trabalho. O que fazer nesses casos?

Segundo a Dra. Céline Vetter, que liderou o estudo, não precisa fazer um drama: basta aproveitar o quanto antes para reequilibrar o suprimento de luz e ar, talvez fazendo atividade física ou passeando ao ar livre. Seu corpo e sua mente só podem se beneficiar com isso. 

Advertisement