Depois de perder o filho, esse pai escreveu 10 regras de ouro que os pais deveriam seguir na vida

por Roberta Freitas

26 Novembro 2018

Depois de perder o filho, esse pai escreveu 10 regras de ouro que os pais deveriam seguir na vida
Advertisement

Se há uma dor que todos reconhecem como uma das mais terríveis, é aquela de um pai que sobrevive ao próprio filho. Somente aqueles que passaram por isso podem saber como é um sentimento de impotência dizer adeus a uma criança: um golpe do qual você nunca irá se recuperar, mesmo depois de muitos anos.

O mesmo golpe que atingiu Richard Pringle, o jovem pai do doce Hughie. Com apenas três anos, o filho partiu devido a uma hemorragia cerebral causada por um problema que ele tinha desde o nascimento. O coração de Richard, como o do resto da família, ficou destroçado, e só depois de um ano ele conseguiu, de alguma forma, elaborar o luto ou, pelo menos, conviver com ele.

Então, Richard queria compartilhar uma série de "ensinamentos" que ele aprendeu com essa experiência terrível, na esperança de que eles possam ajudar outros pais. Muitas vezes pensamos que teremos toda a nossa vida à nossa frente, e nos esquecemos de apreciar cada momento com as pessoas que amamos. Aqui estão as preciosas dicas compartilhadas pelo papai Richard.

via Richard Pringle/Facebook

Advertisement
Depois de perder o filho, esse pai escreveu 10 regras de ouro que os pais deveriam seguir na vida - 1

1. Aproveite cada momento. Não se distraia com compromissos, tédio ou rotina: cada momento que você passa com seus filhos é precioso;
2. Boa noite e bom dia são fundamentais. Nunca se esqueça de cumprimentar seus filhos com um beijo; às vezes eu não o fazia e não imaginava que aquele beijo poderia ser o último;
3. Colecione memórias. Vídeos, fotos, áudios... nunca se cansam de coletar memórias. Quando você menos espera, elas podem se tornar inestimáveis.
4. Não perca tempo! Os ponteiros do relógio nunca param, então aproveite cada oportunidade para brincar, conversar, rir com seus filhos. Não deixe para amanhã, porque pode ser tarde demais.
5. Mantenha um diário do que seus filhos fazem. Minha esposa e eu montamos um diário das memórias de Hughie, e então começamos a fazer isso para os outros filhos também: assim, quando elas crescerem, poderão ver tudo o que fiziam quando eram crianças!

Advertisement
Depois de perder o filho, esse pai escreveu 10 regras de ouro que os pais deveriam seguir na vida - 2

6. Não seja mesquinho com o amor. O amor nunca acaba, então mesmo quando você demonstra muito, sempre há muito mais para dar!
7. Dinheiro não é nada. Já não me lembro o quanto gastei com meu filho e para o meu filho, se ele estivesse aqui eu iria gastar dez vezes mais. O dinheiro não é nada em comparação com as memórias que você pode acumular... então gaste com o seu filho, especialmente para fazer experiências!
8. Não seja preguiçoso. Quando você acorda de manhã, seu primeiro pensamento deveria ser: o que meus filhos estão fazendo? Não importa quão grandes sejam, ligue para eles, preocupe-se com eles, ame-os.
9. Cante, sempre e em todo lugar. Embora possa parecer curioso ou trivial, esse conselho é essencial. Muitas das memórias que tenho de Hughie são com a música: as canções que ouvimos juntos e cantamos com o coração, agora me fazem lembrar dele cada vez que as ouço. 
10. Viva ao máximo cada momento, como se fosse o último. Cada momento é bom para sorrir, fazer piadas, correr, sonhar: a vida é muito curta e imprevisível, não perca tempo atrás de falsas prioridades... um dia você vai se arrepender!

Um abraço a este papai corajoso e ao seu pequeno guerreiro que temos certeza que está sempre ao seu lado.

Um abraço a este papai corajoso e ao seu pequeno guerreiro que temos certeza que está sempre ao seu lado.
Advertisement