Uma podóloga explica por que uma criança que ainda não caminha não deveria usar sapatos - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Uma podóloga explica por que uma criança…
Não subestime o carma: o mal que você faz mais cedo ou mais tarde voltará Ser gentil faz bem para a saúde do cérebro, palavra dos neuropsicólogos

Uma podóloga explica por que uma criança que ainda não caminha não deveria usar sapatos

3.265
Advertisement

Provavelmente não há nada mais bonito em uma loja de calçados que ver todos aqueles sapatinhos em miniatura para os bebês. Vestir essas pequenas cópias de calçados de grife é, na maioria dos casos, uma questão de moda ou uma vontade da parte dos pais que provavelmente não sabem o que isso pode acarretar na criança.

Tem sido demonstrado por alguns estudos que colocar sapatos em crianças que ainda não sabem andar pode atrapalhar seu desenvolvimento intelectual.

image: pixabay.com

As crianças adoram explorar o mundo com os pés descalços, o que as torna extremamente felizes e confortáveis ​​em comparação a quando usam pequenos sapatos personalizados. De fato, de acordo com um estudo, fazer a criança se acostumar a usar sapatos, mesmo quando não precisa, pode ser ruim e afetar negativamente o desenvolvimento da inteligência.

A pesquisa, conduzida por um professor do departamento de podologia e fisioterapia da Universidade Complutense de Madrid, critica o hábito generalizado de fazer com que os bebês usem, quando não há necessidade, pequenas versões de sapatos da moda.

A razão reside principalmente na planta particular do pé que tem uma criança até 8-9 meses. Essa parte do corpo tem uma sensibilidade tátil muito maior do que as mãos de um recém-nascido, portanto, os pés são essenciais para fornecer informações para as crianças sobre o mundo exterior.

Impedir isso com sapatos que ainda não são necessários, não permite que a criança perceba a posição e o movimento dos pés em relação ao espaço externo que geralmente desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do sistema nervoso central.

image: Pixabay

Afinal, um dos primeiros estágios do desenvolvimento da inteligência é o senso-motor em que os pés ocupam uma posição muito importante como beneficiários privilegiados dessa importante tarefa.

Outro fator talvez não considerado é que nesses primeiros meses a criança começa a conhecer cada parte de seu corpo e o mundo exterior, levando tudo à boca, um lugar cheio de terminações nervosas. O uso de calçados, embora específico para essa idade, poderia, portanto, impedir o movimento e impedir essa fase de estudo, conhecimento e aprendizado.

Lembre-se de que o estudo se refere apenas àquelas crianças que ainda não andam, para aqueles que estão dando seus primeiros passos, é indicado fazê-los usar calçados apropriados com órteses adequadas!

Tags: CriançasSaúde
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado