7 regras da vida diária que podem ajudar você a ser feliz

por Roberta Freitas

28 Dezembro 2018

7 regras da vida diária que podem ajudar você a ser feliz
Advertisement

Se você acha que a busca pela felicidade - da qual falam poetas, diretores e músicos de todas as idades - é uma missão impossível, mas a ciência parece disposta a ajudar. De fato, não podemos anular os imprevistos e as preocupações que a vida nos reserva, mas podemos nos preparar melhor para enfrentá-los, concentrando-nos no equilíbrio psico-físico.

Várias vezes colocamos em ação padrões de comportamento que parecem contrariar as regras básicas de bem-estar: perseveramos relações tóxicas, criamos enormes problemas para assuntos triviais, ou simplesmente tomamos muito pouco cuidado com o nosso corpo, através da alimentação ou pela falta de descanso. Confira as 7 regras de ouro que muitos especialistas acreditam ser os fatores básicos da felicidade.

Advertisement
pxhere

pxhere

1. Trabalhe, mas com calma. O trabalho não é apenas a maneira como ganhamos a vida, mas é também uma das principais atividades que compõem nossas vidas. Para isso, deve estimular e desenvolver nossas capacidades ao máximo. E se não tivermos a sorte de ter um trabalho dinâmico e criativo, devemos pelo menos aprender a evitar que os compromissos sobrecarreguem totalmente nossa vida diária.
2. Durma o suficiente. Os especialistas repetem isso de maneira incansável: dormir o suficiente traz benefícios tangíveis no dia a dia, tanto em termos de produtividade quanto em termos de humor.
3. Realize exercícios regulares. A atividade física, especialmente quando feita ao ar livre, é benéfica de qualquer ponto de vista. Não é apenas o sistema cardio-circulatório ou o sistema muscular, mas também o equilíbrio mental. Todas as pesquisas ligam o nível de felicidade com a conduta do esporte.

Advertisement
7 regras da vida diária que podem ajudar você a ser feliz - 2

4. Cultive pelo menos 5 amizades. O ser humano é uma criatura sociável, por isso cultivar relacionamentos dá uma sensação de satisfação. Pesquisas sugerem que uma média de 5 boas amizades é ideal para alcançar a felicidade.
5. Ar livre. Passar tempo em espaços abertos é bom para o espírito e o corpo. Muitas pesquisas apontam que esse efeito benéfico é particularmente pronunciado se você caminhar no campo ou na praia, em qualquer época do ano.
6. Planeje seu momento de lazer. Uma pesquisa conduzida pelo psicólogo Dan Gilbert descobriu que não apenas as pessoas se sentem felizes em momentos de lazer, mas também as organizam e planejam. Então organizar festas, jantares ou viagens é bom de qualquer ponto de vista.
7. Medite e agradeça. Muitos estudos científicos mostraram que meditar reduz os níveis de estresse e aumenta a autoconsciência, mas entendemos que pode haver pessoas menos predispostas a essa prática. Geralmente, portanto, o conselho é agradecer. Muitas vezes nos concentramos demais no que não temos, esquecendo os objetivos alcançados. Parar de tempos em tempos para agradecer e aproveitar o que você tem é uma grande fonte de felicidade ... experimente!

Advertisement