Você também é responsável pelo modo com que os outros te tratam - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Você também é responsável pelo modo…
Os cinco comportamentos dos pais que os filhos levam dentro de si por toda a vida As pessoas mais inteligentes tendem a ter poucos amigos

Você também é responsável pelo modo com que os outros te tratam

2.416
Advertisement

Quando as coisas não dão certo, a primeira reação instintiva é procurar a causa; e para ser sincero, na maioria das vezes procuramos por um culpado. Raramente, no entanto, voltamos o nosso olhar para nós mesmos.

Encontrar um bode expiatório é muito mais fácil e conveniente do que deliberadamente decidir submeter-se a um exame de consciência. No entanto, nós também, com nossas ações, podemos ser responsáveis por situações desagradáveis e tóxicas: veja como podemos reconhecê-las - porque só assim podemos melhorar nossa condição.

image: pexels

Em todos os relacionamentos existem dois papéis, o que nos torna corresponsáveis ​​pelo modo como os outros nos tratam. Toda vez que assumimos o papel de vítimas, nos recusamos a agir ativamente para mudar a situação. Nesse caso, é possível que nós próprios alimentemos uma relação de casal tóxica: este é um tipo de relacionamento prejudicial, mas capaz de nos tornar dependentes, e dos quais não podemos nos libertar facilmente.

Assim, toda vez que desistimos, nos adaptamos ou nos mostramos dominantes e agressivos, alimentamos um relacionamento tóxico. Isso acontece, por exemplo, quando o parceiro demonstra ciúme sem motivo e nós insistimos dando evidências de nossa lealdade; ou quando damos muita corda a um amigo que se vitimiza, sem ajudá-lo a sair deste túnel de vitimização.

O que queremos sublinhar é que, mesmo que às vezes não seja possível mudar as atitudes agressivas de uma pessoa, sempre podemos decidir cair ou não em seu jogo.

Muitas pessoas têm o cuidado de não ferir os outros, mas muitas vezes esquecem de respeitar a si mesmas. Assim, quando encontram alguém que exige cada vez mais delas, adaptam-se a essa atitude, condenando-se, assim, a experimentar um estresse ainda maior. Por isso, é importante perceber que você age de maneira tóxica quando:

  • fica com uma pessoa que o despreza e trata mal;
  • se culpa e exige demais de si mesmo;
  • não se preocupa com suas necessidades e desejos;
  • ignora e reprime as próprias emoções;
  • vê apenas os seus aspectos negativos e adota uma atitude pessimista;
  • não reconhece o próprio valor.

Talvez nem sempre seja possível evitar o comportamento tóxico em relação a nós mesmos, mas podemos reconhecer e pedir desculpas - em primeiro lugar, a nós mesmos. 

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado