Se você contradiz um sábio ele irá te agradecer; se você contradiz um ignorante, será teu inimigo - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Se você contradiz um sábio ele irá…
5 motivos pelos quais as pessoas de capricórnio são adoráveis Cantar todos os dias reduz o estresse e aumenta a expectativa de vida: é o que diz um estudo

Se você contradiz um sábio ele irá te agradecer; se você contradiz um ignorante, será teu inimigo

2.969
Advertisement

O que é ignorância? É a falta de conhecimento ou experiência. Na realidade, somos todos ignorantes, só que não ignoramos as mesmas coisas e não somos capazes de reconhecer a nossa ignorância da mesma maneira. E é essa falta de conhecimento ou experiência que torna o ignorante nosso inimigo, se tivermos experiências ou conhecimentos diferentes em relação a ele.

Pessoas sábias, por outro lado, sabem que boa parte de sua virtude está em saber que não sabem, como afirmou Sócrates. Essa consciência da nossa ignorância é o que revela nossa imperfeição em face da perfeição. Pessoas sábias se mantêm longe da rivalidade, então dificilmente têm inimigos.

image: Unsplash.com

As pessoas que ignoram seus limites são anuladas pelo próprio ponto de vista, dada a impossibilidade de estabelecer uma comunicação assertiva com elas. Qualquer coisa que não se encaixe em seus padrões será uma fonte de conflito.

O homem sábio, por outro lado, está sempre à procura de sabedoria, o tolo acredita que já a encontrou.

Fala-se do efeito Dunning-Kruger, quando a ignorância é tão sem vergonha que tenta mostrar conhecimento. Falamos daquelas pessoas que acreditam que sabem tudo. Em psicologia é uma distorção cognitiva pela qual pessoas inexperientes tendem a se superestimar em termos de conhecimento possuído.

Essa falsa autopercepção foi descoberta em 1999 por Justin Kruger e David Dunning, professores da Cornell University. Os dois pesquisadores analisaram diferentes situações em que a ignorância parecia oferecer mais segurança do que o conhecimento.

Ignorância ignorada, então, é a causa de muitos desentendimentos.

Pelo contrário, a consciência da própria ignorância nos dá curiosidade: saber também significa estar consciente do que ainda não sabemos e abrir a porta para a motivação. Nesse sentido, a humildade é o companheiro de viagem ideal para a sabedoria. 

Portanto, quando alguém nos rotula como ignorantes, não nos ofendamos, mas agradecemos pelo lembrete e o convidamos para nos ensinar coisas novas ou a descobrí-las juntas.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado