Estar perto do mar pode ajudar nosso cérebro a se sentir relaxado e mais reflexivo: é o que diz um estudo

por Roberta Freitas

21 Julho 2019

Estar perto do mar pode ajudar nosso cérebro a se sentir relaxado e mais reflexivo: é o que diz um estudo
Advertisement

O mar tem efeitos positivos na circulação, nas doenças reumáticas, nas patologias respiratórias, etc., mas mesmo o simples fato de assistir e ouvir as ondas proporciona um estado de bem-estar psicofísico. Um grande número de pessoas pode testemunhar a sensação de paz e felicidade que se sente ao ficar olhando um espetáculo tão natural. O que já era conhecido por instinto foi agora confirmado por um estudo científico que explica em detalhes a razão de tudo isso.

via Global News

Advertisement
Foshie/Flickr

Foshie/Flickr

A observação do mar estimula o córtex pré-frontal, ou seja, a área do cérebro responsável pela emoção e pela introspecção, o local da mente onde as emoções são processadas e a autoconsciência é nutrida. A ativação dessa região do cérebro gera sentimentos de felicidade e tranquilidade, refletindo também no físico.

O barulho das ondas também simula o que pode ser percebido no útero e evoca proteção e segurança. Além disso, deve ser lembrado que o organismo é composto de uma considerável porcentagem de água, portanto a proximidade a este elemento é uma chamada biológica, magnética, um retorno à condição primordial.

Advertisement
Pexels

Pexels

Como se isso não bastasse, é quase certo que o contato com a natureza liberta a essência do pensamento, aumenta os níveis de serotonina e acalma a ansiedade, porque estamos longe dos contextos geralmente associados ao estresse e ao caos. Por todas essas razões e muitas outras de natureza subjetiva, devemos tentar retornar ao mar sempre que possível.

O eterno movimento do oceano tem um poder de cura efetivo que deve ser plenamente explorado, para recuperar o equilíbrio e recarregar os recursos mentais d e uma pessoa. O mar é o que a mãe natureza nos traz de mais impactante mas, em princípio, qualquer cenário fora do que você está acostumado na metrópole lotada é positivo para o sistema nervoso e para a saúde do corpo. Mais uma vez, a ciência basicamente não faz nada além de validar o que intuitivamente o homem sempre conheceu e que muitas vezes esquece ao se afastar de seu estado mais autêntico.

Advertisement