Coronavírus: os conselhos dos especialistas para desinfetar as compras do supermercado e reduzir os riscos de contágio

por Roberta Freitas

03 Abril 2020

Coronavírus: os conselhos dos especialistas para desinfetar as compras do supermercado e reduzir os riscos de contágio
Advertisement

A pandemia de Coronavírus é uma emergência com a qual, infelizmente, estamos aprendendo a conviver há meses. Todas as ações e relacionamentos diários com a sociedade fora de casa, nessa situação, foram alterados e sabe-se que devem ser tomadas precauções precisas para proteger a nós mesmos e aos outros. Uma das poucas coisas que podemos - e geralmente devemos - é sair de casa para fazer compras.

É nessa circunstância que não devemos esquecer uma atenção extra, dada a natureza excepcional da situação. são muitos os conselhos e notícias, que chegam das mais variadas fontes e que, em alguns casos, até criam um pouco de confusão. Aqui, queremos mostrar como desinfetar os produtos que levamos para casa depois de estar nas lojas e como é apropriado se comportar para reduzir o risco de contágio.

via Healthline

Advertisement
Pexels

Pexels

Vamos começar dizendo que o maior risco, quando vamos às compras, é o contato próximo com outras pessoas. Isso significa que, em qualquer caso, é aconselhável manter distância daqueles que estão à nossa volta e pedir para as outras pessoas a se afastarem se chegarem muito perto.

Obviamente, não podemos evitar tocar e levar para casa os produtos que precisamos. De acordo com Charlotte Baker, professora de epidemiologia na Virignia-Maryland College of Veterninary Medicine, devemos sempre assumir que todos os objetos e superfícies do supermercado foram tocados por outra pessoa antes de nós, incluindo pessoas potencialmente contagiosas.

Por isso, segundo a especialista, devemos prestar atenção quando chegarmos em casa depois de ter feito compras. Elizabeth Andress, professora da Universidade da Geórgia, sugeriu que, para maior segurança, devemos optar por desinfetar caixas, latas e embalagens de alimentos uma vez em casa ou remover tudo o que pode ser descartado da embalagem.

Advertisement
Pexels

Pexels

Após essa operação, é bom lavar e desinfetar mesas, móveis e superfícies onde colocamos as compras e, se tivéssemos usado sacos reutilizáveis, eles também podem ser limpos. Obviamente, como costuma ser repetido, depois de fazer tudo isso, é essencial lavar as mãos e evitar tocar no rosto enquanto preparamos a comida.

Em nenhum caso devemos lavar a comida com sabão, pois pode ser prejudicial à saúde. Para fazer isso, é melhor confiar na água, com a possível adição de bicarbonato. Portanto, não é necessário, como já ouvimos dizer, deixar as compras "em repouso" por três dias antes de poder usá-las.

Basta prestar um pouco de atenção quando manusearmos e trazemos as coisas para casa e, se possível, limpar ou descartar as embalagens. São necessários alguns sacrifícios, mas assim deixaremos o vírus longe de casa. 

Pxfuel

Pxfuel

Advertisement