Quando você não souber o que fazer, não faça nada: uma história budista que nos ensina o valor da paciência

por Roberta Freitas

04 Dezembro 2018

Quando você não souber o que fazer, não faça nada: uma história budista que nos ensina o valor da paciência
Advertisement

Os budistas acreditam que nossa mente é como um macaco (mente de macaco), isto é, inquieto, agitado, confuso, indeciso e inconstante, e que vai de um estado a outro como um primata salta de um ramo para outro. Passamos de um pensamento para outro tão de repente que muitas vezes nos encontramos em estados de agitação e confusão, e nossas emoções não nos ajudam, mas pioram a situação. O segredo para evitar que isso ocorra é, nos ensinam os budistas, esperar.  Quando você não sabe o que fazer, que decisão tomar, é melhor não fazer nada e dar tempo ao tempo. Este é o único remédio que podemos tomar para redescobrir a nossa serenidade mental perdida.

Um relato budista explica melhor o significado da espera e da paciência, quando as coisas não parecem dar certo.

Advertisement
pxhere.com

pxhere.com

Buda e seus discípulos começam uma longa viagem por diferentes cidades. Em um dia particularmente quente, Buda pergunta a um de seus discípulos, o mais impaciente:

"Estou com sede, você poderia pegar um pouco de água do lago que está aqui perto?".

O homem vai, mas assim que chega para pegar um pouco de água, uma carroça com dois bois atravessa o lago e suja a água. Ele retorna até Buda e diz a ele:

"Mestre, a água é barrenta e você não pode beber."

Depois de meia hora, Buda pede ao mesmo discípulo que lhe traga a água daquele lago. O homem vai e volta dizendo de uma maneira mais resoluta que a água ali não era boa. 

Buda pede várias vezes ao homem de trazer a água e ele sempre volta do lago com as mãos vazias, até que a um certo ponto ele encontra a água clara e cristalina. Ele recolhe um pouco para seu Mestre e a leva até ele. Buda, ao ver a água limpa pergunta ao discípulo como ele a limpou, mas o homem, não entendendo a pergunta, não responde.

É o próprio Mestre a responder por ele: "Espere e deixe a água para lá. A lama assenta lentamente no fundo do lago e a água volta a estar limpa. Você tem que dar um tempo e não ser impaciente. E você não precisa fazer nada, tudo vai passar se você tiver paciência ".

Muitas vezes, a ansiedade e o desejo de encontrar uma solução nos levam a fazer escolhas precipitadas, que só pioram a situação. Quando possível, é melhor esperar, respirar e se mover somente quando as condições estiverem mais favoráveis. Alguns problemas acabam se resolvendo sozinhos, na hora certa!

Advertisement