O método KonMari: reorganizar a casa para melhorar a qualidade da própria vida

por Roberta Freitas

26 Dezembro 2018

O método KonMari: reorganizar a casa para melhorar a qualidade da própria vida
Advertisement

Você provavelmente já ouviu dizer que a desordem mental se reflete na desordem material ao seu redor: de acordo com Marie Kondo, não há dúvida de que é assim.

A ecritora japonesa de livros de economia doméstica - incluindo o best seller "A magia da ordem" - inventou o método KonMari para reorganizar os espaços de vida a fim de melhorar a qualidade de vida da pessoa; um sistema que tem sido tão bem sucedido a ponto de fazê-la aparecer entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2015, de acordo com a revista Times. Vamos descobrir em que consiste.

Advertisement
Rubbermaid products/flickr

Rubbermaid products/flickr

Quando queremos reorganizar a casa, muitas vezes começamos por identificar os objetos que não são mais usados: são meticulosamente colocados em caixas ou espaços que não usamos, até que se encham e temos que reorganizar tudo novamente  

O método KonMari nasceu para neutralizar o "efeito rebote" descrito acima, através de uma ação simples: jogar fora - ou doar - coisas que não são mais usadas. Deste modo, os objetos não poderão mais ocupar outros espaços úteis, nem voltarão a surgir no futuro.

Frequentemente não é fácil escolher jogar fora alguns objetos, pelo seu significado emocional, pela lembrança que nos trazem; neste caso, de acordo com Marie Kondo, precisamos manter apenas o que nos faz felizes; e, se você pensa muito para jogar fora ou não um objeto, então isso significa que devem ser descartados sem mais delongas, porque não há nenhuma hesitação em face do que nos dá felicidade.

Um conselho? Simbolicamente dizer adeus ao objeto selecionado para o lixo / doação, agradecendo-lhe o tempo que passamos juntos - um antídoto bastante excêntrico, mas altamente eficaz contra certa culpa.

Advertisement

Os 9 passos do método KonMari

Os 9 passos do método KonMari

pixabay

O método KonMari prevê nove passos, a serem seguidos em série, sem pular nenhum - isto é:

  • Descarte qualquer coisa que não te faça feliz ou tenha um significado profundo;
  • Guarde apenas o que traz alegria para sua vida;
  • Ordene por categoria, não por localização. Significa ordenar todas as roupas primeiro e depois partir para outra coisa.
  • Sempre comece com roupas: é mais fácil saber se você as usa ou não;
  • Organize as roupas em vertical. Dê forma a pequenos retângulos com roupas e arrume-os verticalmente, como uma estante de livros;
  • Não interrompa o reordenamento de uma categoria para passar para outra;
  • Dê valor aos objetos que você mantém;
  • Limpe sozinho: outras pessoas podem te convencer não jogar fora algumas coisas;
  • Não compre móveis novos para objetos. 

Quem experimentou o método KonMari diz que é muito útil : e você? Vai experimentar?

Quem experimentou o método KonMari diz que é muito útil : e você? Vai experimentar?

Esther Westerveld/Flickr

Advertisement