Os laços entre primos: uma amizade especial que temos que tratar com todo o amor

por Roberta Freitas

01 Fevereiro 2019

Os laços entre primos: uma amizade especial que temos que tratar com todo o amor
Advertisement

Cada membro da família tem um papel que e um valor importante para um indivíduo em crescimento e, nessa árvore, os primos estão entre os ramos mais importantes. Mesmo que você tenha irmãos ou irmãs, ou ainda mais quando você é filho único, os primos são o primeiro contato com uma realidade que vai além das paredes de casa. Graças a eles, na infância ou adolescência, podemos sair da dimensão dos problemas e regras cotidianas, conhecendo uma pequena porção do mundo um pouco maior. Graças aos primos, muitas vezes fazemos as primeiras pequenas viagens e aprendemos a interagir com novas situações e ambientes.

via scarymommy.com

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Nem sempre os primos moram na mesma cidade, mas a distância não diminui a força do vínculo e leva apenas alguns instantes para recuperar meses inteiros de distância. Uma frase muito comum diz que "os primos são nossos primeiros amigos" e é bem verdade. A relação de afeto e cumplicidade que é criada entre os filhos dos irmãos é algo especial, precioso, que deve ser preservado e permanecer gravado na memória do coração, mesmo quando adultos.

Quando criança, durante os momentos de folga passados ​​com os nossos primos, as brigas eram normais, como era também fazer as pazes. Quando crianças, sabíamos que quanto mais tempo passávamos brigando mais tempo tirávamos da diversão, e isso era um incentivo razoável para resolver o conflito rapidamente. O desejo de voltar a brincar e esquecer o motivo da briga também era ditado pelo menor tempo disponível, porque com os primos, às vezes, não nos víamos com frequência. Esta lição sobre o valor do tempo e dar peso apenas ao que realmente conta é algo que sabíamos instintivamente na infância, mas que esquecemos com muita frequência na idade adulta.

Advertisement
Unsplash

Unsplash

Dos primos, você aprende muitas coisas. Quem não teve um primo que era o seu herói, que você contava para todos os seus amigos com orgulho as coisas que ele fazia (e até exagerava)? Ter uma figura de referência que sempre soubesse um pouco mais sobre nós, em quem confiar sem ter o embaraço do relacionamento com os pais, sempre fez uma grande diferença na vida de todos.

Muitas vezes os primos crescem separados por causa dos relacionamentos ruins que se desenvolvem entre seus pais. Por outro lado, quando há compreensão e afeto entre os irmãos, isso também interfere na vida dos primos, gerando respeito e harmonia em toda a família. A mesma maneira saudável com a qual os primos crescem quase sempre é passada para os filhos quando é hora de se tornarem pais por sua vez.

Ter primos significa que você pode contar com um recurso precioso, significa que nunca estará realmente sozinho, mesmo se estiver longe, e que há sempre uma parte de sua família pronta para apoiar você a qualquer momento.

Advertisement