2 métodos simples e eficazes para ensinar a uma criança a usar o penico - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
2 métodos simples e eficazes para ensinar…
Ainda hoje o peso da gestão da casa e dos filhos recai quase todo sobre a mulher, afirma um estudo Um relacionamento precisa ser alimentado: veja as 5 coisas que você nunca deve negligenciar

2 métodos simples e eficazes para ensinar a uma criança a usar o penico

Por Roberta Freitas
22.422
Advertisement

Todos os novos pais esperam com alegria, mas também com ansiedade, o dia em que o bebezinho deixa de consumir montanhas de fraldas para começar a usar o penico.

Com alegria, porque claramente eles não serão mais forçados a trocar a fralda continuamente, gastando uma fortuna.

Com ansiedade porque a transição de um para o outro método de "evacuação" não é automática ou simples e é necessária muita paciência - mas mamãe e papai já terão desenvolvido uma dose suficiente - compromisso e tempo.

No entanto, existem alguns métodos para facilitar a tarefa para crianças - e pais: vamos mostrar dois.

1. O método dos 3 dias

No livro "3 day potty training", a autora Lora Jensen propõe um procedimento simples, mas especialmente rápido, para ensinar às crianças o uso do penico, sem forçar; a única condição é que os pais dediquem 3 dias inteiros ao objetivo, que serão articulados dessa maneira.

De manhã, troque a fralda molhada e diga à criança para jogá-la no lixo, cumprimentando-a com um "adeus"; em seguida, coloque na criança uma camiseta que chegue até os joelhos, explicando que as fraldas acabaram e que, de agora em diante, terá que usar o penico para fazer tudo. No café da manhã, uma bebida extra é servida para a criança, e no final ela é levada para o banheiro, contando com excesso de líquidos.

O resto do dia faça as suas atividades favoritas - brincadeiras, leitura, desenhos animados -, tendo o cuidado de deixar sempre à mão uma garrafa de água e acompanhá-lo ao banheiro a cada 15 minutos, durante os três dias.

À noite, evite dar líquidos e leve-o ao banheiro antes de ir para a cama. Além disso, coloque o despertador no meio da noite para levá-lo para fazer xixi.

Toda vez que o bebê vai ao banheiro com sucesso, recompense-o com algo que pareça apropriado.

Uma dica: coloque um tapete debaixo do penico, para limitar os danos de um acidente - e, neste caso, não fique zangado, mas transmita calma para a criança.

2. A metodologia da "consciência do banheiro"

A especialista Sarah Moudry propõe um método de inspiração Montessori, chamado de "consciência do banheiro", já que é a criança que, tomando consciência de seu corpo e de suas necessidades, começa a usar o banheiro. Os pais devem, portanto, guiá-la através desse processo de aprendizagem, até que ela se sinta pronta e independente, assim como eles os ensinaram a comer e se vestir. É importante que a criança tenha acesso ao banheiro em todos os momentos, encontrando tudo o que precisa ao seu alcance. É aconselhável começar a praticar este sistema entre 12 e 18 meses, período em que as crianças desenvolvem o controle do estímulo.

No entanto, Sarah Moudry sugere "acostumá-las" já das 6 a 10 semanas de vida, levando o bebê ao banheiro toda vez que você trocar a fralda: isso cria uma conexão psicológica entre a fralda e o vaso sanitário, o que será muito útil no momento no qual o corpo também estará pronto para executar essas funções de forma independente. Sarah assegura que, com esse método, duas de suas três crianças aprenderam a ir ao banheiro sozinhas com 18 meses.

Embora cada pai ou mãe, mais cedo ou mais tarde, encontre o método que melhor se adapte às necessidades do seu filho e da sua família, o que você acha dessas duas propostas? Tentar não faz mal. ;)

Tags: CriançasÚteis
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado