Ser padrinho ou madrinha é uma honra para a vida inteira - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Ser padrinho ou madrinha é uma honra…
O pai as abandona cinco dias depois do parto: poucos anos depois elas ensinam ao mundo o valor do amor O que acontece ao seu corpo se você come uma colher de mel por dia

Ser padrinho ou madrinha é uma honra para a vida inteira

Por Roberta Freitas
4.490
Advertisement

Existem ligações que, embora não naturais - como as que existem entre pais e filhos - adquirem valor e autoridade em virtude de outros fatores: é o caso da relação entre madrinha e padrinho e afilhado ou afilhada.

É, de fato, uma relação muito particular, tanto porque é decidida por terceiros - os pais da criança - como porque tem um valor essencialmente cultural e religioso, mas que, apesar de pertencer à tradição, conseguiu sobreviver ao longo dos séculos.

Padrinhos e madrinhas são figuras recorrentes em várias religiões; na cristã, são as testemunhas do batismo, destinadas a desempenhar um papel importante na vida da família e acima de tudo da criança. Eles devem ser segundos pais, pessoas em quem a criança cresce capaz de confiar, e não só responsáveis pela sua educação religiosa, mas também para substituir os pais caso eles venham a faltar. 

No entanto, isso nem sempre acontece: às vezes, são escolhidas pessoas que - por causa da distância geográfica, seja por um relacionamento mais formal do que substancial com os pais - não poderão cumprir tarefa. No entanto, seu papel é importante e, portanto, é essencial fazer a escolha certa; para este fim, é melhor conhecer detalhadamente as suas funções.

Os deveres dos padrinhos e madrinhas

image: pexels

1. Eles devem cuidar da educação religiosa da criança, mostrando pelo seu exemplo o caminho a seguir;

2. Eles têm de orientar a criança na vida, por isso é crucial que seu estilo de vida seja como aquele de seus pais, porque eles vão mostrá-lo a seu filho como um exemplo;

3. Eles devem estar presentes em todos os momentos importantes na vida de seu afilhado, de modo que a própria criança os considere pessoas importantes.

4. É necessário que haja ou se crie uma ligação entre os padrinhos e afilhado, que deve continuar independente da relação com os seus progenitores;

5. Eles devem participar no seu desenvolvimento e seus estudos, estar cientes de seu desempenho escolar, para ajudá-los tanto no estúdio como nas relações com os seus amigos e colegas. 

6. Eles devem apoiar os pais nas fases mais delicadas da vida do afilhado, como a adolescência, momento mais turbulento por definição.


Difícil de encontrar não uma, mas duas pessoas que podem cumprir tarefas tão exigentes; porque, afinal, se trata de encontrar os pais suplentes, e é normal ser uma missão impossível, ou quase isso.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado