Pessoas de olhos verdes são apenas 2% da população, mas essa não é a única raridade que as distingue

por Roberta Freitas

17 Abril 2019

Pessoas de olhos verdes são apenas 2% da população, mas essa não é a única raridade que as distingue
Advertisement

Cientificamente, em 98% dos indivíduos, a única cor verdadeira dos olhos é marrom. Na verdade, é a melanina que dá à íris sua cor e define suas nuances. No caso dos olhos negros este pigmento encontra sua concentração máxima, nos marrons revela uma presença moderada, enquanto nos azuis é praticamente ausente. Após essa premissa, parece claro por que os olhos verdes são tão especiais, estando presentes em 2% das pessoas no mundo.

via owlcation.com

Advertisement
unsplash.com

unsplash.com

No entanto, sua raridade não é a única razão que os torna especiais em comparação com todos os outros. Outra razão é que sua cor é a única na terra que não depende "apenas" da quantidade de melanina contida na íris. A percepção da nuance verde é dada pela combinação do marrom, do pigmento principal, com outro de tom amarelo chamado lipocromo.

Querendo extremizar, ter olhos verdes é, portanto, um pouco como ter um "gene extra", como se fosse uma mutação para os "X-Men". Voltando à realidade, no entanto, o fato de que a mistura de pigmentos acima mencionada também tenha a capacidade de refletir a luz de uma maneira completamente única, criando, por sua vez, outras variações de pessoa para pessoa, também é singular e interessante.

Apesar de tão incomum, os olhos verdes podem se manifestar em qualquer raça do mundo, dos caucasianos aos indo-americanos. Em algumas áreas do planeta como a Escócia ou a Irlanda, este detalhe somático é generalizado em mais de 85% dos habitantes. Na China, em uma aldeia chamada Liqian, cerca de dois terços dos nativos têm cabelos loiros e olhos verdes. Isto parece devido à sua descendência do general romano Marco Licinio Crasso.

Advertisement
maxpixel.net

maxpixel.net

Pelo menos por enquanto, não há dados estatísticos reais para associar a cor verde dos olhos a traços de personalidade específicos, no entanto, há algumas observações experimentais. Em detalhe, parece que as pessoas com esse tom de íris são distintamente criativas, têm uma natureza misteriosa e elusiva e também são relativamente ciumentos. Não é coincidência que Shakespeare escreveu em Otelo "Oh, cuidado com o ciúme, meu senhor. É um monstro de olhos verdes que zomba da comida que come". Para finalizar, os olhos verdes também são os que se revelam mais tarde, pois ocorrem em crianças entre seis meses e três anos de idade.

Advertisement