Os bombeiros recomendam que você nunca deixe o seu smartphone carregando em cima de cobertores ou lençóis

por Roberta Freitas

18 Abril 2019

Os bombeiros recomendam que você nunca deixe o seu smartphone carregando em cima de cobertores ou lençóis
Advertisement

Os smartphones são agora companheiros inseparáveis para a maioria das pessoas, dispositivos que certamente são úteis e que ninguém consegue ficar sem. Embora sejam tão comuns e difundidos que também sejam usados por crianças, eles ainda podem esconder armadilhas que põe em risco a sua vida. Uma delas é a capacidade de gerar calor durante o carregamento, podendo causar até um incêndio.

via Newton Fire Department/Facebook

Advertisement
pexels

pexels

A esse respeito, os bombeiros do Newton Fire Department, em New Hampshire, fizeram um apelo nas redes sociais para informar as pessoas sobre os riscos desses dispositivos eletrônicos. Quando o celular está conectado à fonte de alimentação, sua temperatura pode subir significativamente o suficiente para provocar um incêndio. Em detalhe, o lugar mais perigoso onde o smartphone pode ser carregado é talvez o mais comum, a cama.

Os lençóis são projetados para reter o calor, de modo que um celular carregando em cima dos lençóis ou debaixo do travesseiro irá superaquecer rapidamente até níveis de alerta. O aspecto mais perturbador da questão é que os indivíduos mais expostos ao perigo são os mais jovens, que tendem a dormir com o celular ao lado enquanto estão conectados ao carregador de bateria. A fim de tornar a mensagem mais persuasiva, os bombeiros postaram fotos de marcas de queimado criadas por telefones celulares ou fontes de alimentação.

Advertisement
Newton Fire Department/Facebook

Newton Fire Department/Facebook

Como lembrete, os operadores também indicaram algumas regras para reduzir o risco de incêndio:

  • Nunca carregue o smartphone durante a noite. Muitas vezes, você conecta o telefone à fonte de alimentação antes de dormir e, em seguida, desconecta quando acorda. Isso pode ser fatal, pois o dispositivo carrega em muito menos tempo e, se deixado ligado à tomada por 7-8 horas, pode facilmente superaquecer. Dormindo você também percebe só muito tarde do perigo quando talvez as chamas já se acenderam.
  • Escolha sempre um carregador de bateria de marca. Os motivos mais frequentes para acidentes são a baixa qualidade dos acessórios ou talvez o seu estado de desgaste. Melhor comprar um que não seja barato ou substituí-lo se for muito antigo.
  • Coloque o telefone em uma superfície plana. Quando você começar a carregar o seu smartphone, você deve evitar superfícies irregulares que possam fazê-lo cair, causando um curto-circuito ou não cobrí-lo com nada que evite que o calor acumulado escape.

Seguir e fazer com que os membros da família sigam essas instruções simples pode salvar a vida de alguém e de seus entes queridos.

Advertisement