Uma casa de repouso abriu as portas para as crianças do orfanato: a experiência foi um sucesso!

por Roberta Freitas

05 Junho 2019

Uma casa de repouso abriu as portas para as crianças do orfanato: a experiência foi um sucesso!
Advertisement

Orfanatos e casas de repouso, à primeira vista, podem parecer duas estruturas que abrigam pessoas totalmente diferentes. De fato, crianças e idosos, com os seus muitos anos de diferença, não parecem capazes de viver juntos sob o mesmo teto.

Este não foi o caso, no entanto, da Nightingale House, uma casa de repouso galesa para idosos em que foi decidido realizar uma experiência específica nascida no Canadá, que gerou frutos.

Advertisement
CBC News/YouTube

CBC News/YouTube

As atividades neste asilo em Wrexham, no norte do País de Gales, são uma mistura feliz de infância e maturidade. Durante várias horas por dia, as crianças órfãs e os idosos passam o tempo juntos ajudando uns aos outros.

É isso mesmo: a ajuda é mútua, pois os órfãos e os idosos estão unidos pelo fato de estarem sozinhos. Ao misturar as gerações, as crianças podem aprender com os mais velhos, enquanto os últimos podem viver dias mais felizes graças à vitalidade da qual estão cercados.

Os gestores da estrutura e os promotores do experimento perceberam como os idosos eram "chatos", sem alegria, só ficavam dormindo e, em geral, tristes, antes da chegada dos pequenos.

Advertisement
CBC News/YouTube

CBC News/YouTube

As atividades que realizam juntos são muitas, educativas para os pequenos e estimulantes para os mais velhos. Para eles, a presença de crianças é uma verdadeira "recarga" de energia positiva e felicidade, ô podem se tornar avós e avós, mesmo que não sejam.

A Casa Nightingale não é a primeira estrutura onde as experiências da vida cotidiana e a ajuda mútua entre gerações distantes foram testadas. Especialmente no Canadá, programas sociais de união entre orfanatos e asilos são cada vez mais frequentes, assim como nos Estados Unidos.

CBC News/YouTube

CBC News/YouTube

Em Seattle, por exemplo, desde 1991, no lar de idosos Providence Mount St. Vincent, grupos de crianças também vêm de creches locais, com resultados surpreendentes. A estrutura, portanto, tornou-se um verdadeiro modelo de integração entre diferentes gerações.

Tudo o que resta é o desejo de uma disseminação cada vez mais ampla de experimentos como esse, que podem aliviar a solidão de tantas pessoas por um tempo!

Advertisement