Se um cão guia chegar perto de você sem o seu dono, não faça carinho nele: veja o que você deve fazer IMEDIATAMENTE

por Roberta Freitas

12 Junho 2019

Se um cão guia chegar perto de você sem o seu dono, não faça carinho nele: veja o que você deve fazer IMEDIATAMENTE
Advertisement

Os cães têm sido companheiros de confiança do ser humano por centenas de anos, e confiamos a eles muitos aspectos de nossas vidas: eles nos protegem dos bandidos, nos ajudam a procurar os desaparecidos durante as emergências, nos orientam se tivermos problemas de visão e cuidam de nossos problemas de saúde. Infelizmente, nem todos entendem a importância do trabalho que os cães assistentes realizam para os seres humanos, e às vezes as consequências também podem ser sérias.

A esse respeito, relatamos a experiência de uma mulher que, após vários casos de crise epiléptica, treinou seu cão para realizar a delicada tarefa de assistente. Uma tarefa que ele realiza de bom grado, se as pessoas ao seu redor mostrarem mais colaboração! Veja o que aconteceu.

via Service Dog Psa

Advertisement
Scary Mommy/Twitter

Scary Mommy/Twitter

A mulher sofre de convulsões epilépticas e, caso ocorram, seu cão foi treinado para se afastar e procurar o adulto mais próximo para ajudá-la. Um dia a mulher tropeçou e caiu no chão enquanto caminhava com seu cachorro. O animal, acreditando que era um ataque, prontamente partiu em busca de ajuda. Felizmente, neste caso, foi apenas uma queda, então a mulher se levantou, tirou a poeira do jeans e foi procurar por sua amiga de confiança. E é aí que ela testemunhou uma cena muito irritante.

A cadela havia se aproximado de uma mulher, mas, apesar de ter o babador claramente indicando seu papel como cão-guia, ela se mostrara muito entediada e irritada. Ela continuava mandando a cadela embora, levantando os pés e gritando para ela sair. Um comportamento não inteligente, que poderia ter comprometido a segurança do paciente... E tudo por simples ignorância!

Advertisement
Zipster969/Wikimedia

Zipster969/Wikimedia

A mulher contou sua experiência na web, pedindo o máximo de compartilhamento e disseminação. Seu objetivo é deixar a mensagem clara: os cães-guia são treinados para pedir ajuda se o dono deles estiver com problemas. Se você vê um cachorro sem seu dono, você não precisa acariciá-lo, você tem que seguí-lo! Assim que você chegar mais perto, ele vai entender que você está seguindo ele, e irá para o lugar onde a pessoa em dificuldade está.

Os cães são inteligentes e muito devotos aos seres humanos, eles só querem nos ajudar e serem amados: nós, humanos, às vezes, somos aqueles que deveríamor usar mais a inteligência! Esperamos que mais e mais pessoas sejam informadas sobre seu papel, e que eventos absurdos como esse não aconteçam novamente.

Advertisement