Nasce a Baby Box: um lugar seguro para salvar a vida de um recém-nascido abandonado

por Roberta Freitas

04 Fevereiro 2020

Nasce a Baby Box: um lugar seguro para salvar a vida de um recém-nascido abandonado
Advertisement

Existem poucas tão histórias trágicas como aquelas em que a vida de um bebê é interrompida antes mesmo de ter a chance de começar: isso acontece quando certos pais desesperados acreditam que a única solução possível é se livrar do filho. Ao longo da história, os bebês indesejados sempre foram deixados na frente das portas, em cestas ou caixas, na melhor das hipóteses, mas também em lixeiras ou expostos aos perigos. Para alguns pais que acreditam que não podem oferecer nada ao filho, tirar a vida dele parece ser a única opção sensata. Mas apenas em pensar nisso, já nos causa arrepios. Felizmente, locais específicos foram criados nos Estados Unidos onde é possível deixar o bebê em total segurança, sem ser julgado e com a ideia de salvar sua vida.

via Facebook / Safe Haven Baby Boxes

Advertisement

Eles são chamados Baby Boxes e são "caixas" eletrônicas criadas especificamente para situações de abandono. Eles possuem um sistema de monitoramento que permite que o pessoal médico ou bombeiros recupere o recém-nascido poucos minutos após o alarme ser acionado. A criança é imediatamente levada ao hospital para receber os cuidados médicos necessários e as verificações de rotina. A Baby Box também possui um sistema de aquecimento e resfriamento que se adapta às temperaturas mais extremas de cada estação.

"Se você tem um bebê recém-nascido que não pode cuidar, pode levá-lo a um local seguro, sem que sejam feitas perguntas", diz uma página no site do Departamento de Serviços de Proteção da Família do Texas.

Advertisement

Graças a esse método, a proteção total é garantida à criança, enquanto a identidade dos pais permanece anônima - um detalhe não indiferente, que incentiva a mãe ou o pai a optar por essa opção, permanecendo completamente na legalidade.

Uma dessas Baby Box foi projetada pelos jovens da escola Hunter Wart, que levantaram os fundos necessários para instalar a caixa no quartel dos bombeiros de Seymour, em Indiana. O primeiro bebê foi deixado no quartel de bombeiros: ele tinha apenas 1 hora de vida e ficou totalmente seguro.

Certamente essas caixas de bebê são uma ferramenta eficaz quando se trata de abandono.

Advertisement