As baby boxes, estão se espalhando, "caixas" nas quais bebês indesejados podem ser deixados em total segurança

por Roberta Freitas

30 Setembro 2020

As baby boxes, estão se espalhando, "caixas" nas quais bebês indesejados podem ser deixados em total segurança
Advertisement

É muito difícil entender por que um pai abandona seu filho recém-nascido, mas é preciso entender que essa é uma dificuldade real e que, como tal, merece ser abordada. O abandono de um filho pela mãe e pelo pai pode ter mil explicações: a situação econômica instável e as dificuldades de cuidar de outro ser vivo são apenas alguns exemplos. Certamente, nenhum desses motivos pode ser válido o suficiente para justificar o abandono de um recém-nascido em uma lixeira ou em situações que poderiam colocá-lo em risco. Se antes as mães deixavam uma cesta do lado de fora de conventos e casas, hoje, para enfrentar concretamente o problema e evitar que de alguma forma a saúde do bebê seja prejudicada, foi criada a Baby Box, uma verdadeira “caixa de correio" nascida para salvar as vidas dos bebês abandonados.

via BBC

Advertisement
Facebook / Safe Haven Baby Boxes

Facebook / Safe Haven Baby Boxes

Essas "caixas de correio" são na verdade "caixas" tecnológicas, construídas especificamente para lidar com esses casos de abandono. Além da estética (a Baby Box lembra um pouco um cofre embutido na parede), essas “caixas” são incubadoras, onde o bebê é monitorado desde o primeiro momento, até que alguém chegue para pegá-lo. Graças a este sistema de monitoramento avançado, a equipe médica ou os bombeiros correm para resgatar o recém-nascido poucos minutos após o alarme ser acionado. Dessa forma, uma mãe que decide abandonar seu filho pode fazê-lo de forma anônima, sem se preocupar em ser identificada ou julgada por sua ação. Por outro lado, o bebê que em qualquer caso teria sido abandonado pode ser imediatamente confiado a verdadeiros cuidados médicos e não correrá nenhum risco ligado a fatores externos, como o clima.

Advertisement

Nos Estados Unidos e em outros países como o Paquistão, essas Baby Boxes já são uma realidade que, aos poucos, começam a se espalhar e ajudam a lidar com o problema cada vez mais premente do abandono de recém-nascidos (principalmente nos casos em que a mãe é muito jovem). Quanto ao resto do mundo, sabemos que a primeira Baby Box foi instalada em Bruxelas no distrito de Evere, onde uma ONG conseguiu finalmente a possibilidade de colocar uma "caixa" para que os pais que desejem entregar os seus filhos tenham a oportunidade de fazer isso de forma completamente anônima, mas com segurança.

Uma voluntária segura nos braços um bebê abandonado. Felizmente, sua mãe optou por deixá-lo em um lugar quente e seguro: a Baby Box

É claro que não faltou polêmica, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, quanto ao uso dessas Baby Boxes. Embora todos tenham uma visão própria sobre o assunto, podemos dizer que esta solução parece ter nascido de uma forma completamente genuína, para enfrentar um problema grave que certamente não deve ser encorajado, mas combatido. As Baby Boxes não impedirão gravidezes indesejadas ou pais que querem se livrar de seus filhos, mas certamente salvarão vidas e talvez ouviremos menos falar de bebês abandonados no lixo ou pelas ruas.

O que você acha disso?

Advertisement