Família perseguida porque é asiática: os vizinhos decidem protegê-la, ficando de guarda

por Roberta Freitas

21 Março 2021

Família perseguida porque é asiática: os vizinhos decidem protegê-la, ficando de guarda
Advertisement

É possível sofrer perseguição e discriminação por causa da própria origem? Parece absurdo que essas coisas continuem acontecendo e que muitas pessoas sejam vítimas de comportamentos desrespeitosos, insalubres e violentos. Infelizmente, essas situações ainda parecem estar acontecendo, e foi o que aconteceu com uma família asiática. Haijun Si, sua esposa e seus dois filhos pequenos se mudaram recentemente para sua nova casa em San Clemente, Califórnia, e depois de um curto período de tempo, começaram a ser perseguidos por alguém que - evidentemente - ficava incomodado com presença deles.

via latimes.com

Advertisement
Inside Edition/Youtube

Inside Edition/Youtube

Não é um caso isolado: muitas famílias asiático-americanas se tornaram alvos de ataques desse tipo. Logo após a mudança, a família começou a perceber comportamentos discriminatórios por parte dos adolescentes: batiam e batiam na porta e depois fugiam, atiravam pedras em sua casa, gritavam insultos cruéis, exclamavam "volte para o seu país". Haijun e sua esposa tentaram repetidamente impedir isso instalando câmeras de segurança, cercas e - nos casos mais extremos - pedindo ajuda à polícia.

Advertisement
Inside Edition/Youtube

Inside Edition/Youtube

Mas nada disso parecia ser capaz de impedir esses ataques, que ocorriam principalmente à noite. As câmeras filmaram os adolescentes correndo em direção à casa de Haijun, batendo na porta e apontando uma lanterna para a câmera para evitar serem identificados. Mas aconteceu algo que a família não esperava: os vizinhos decidiram que a situação deveria acabar se posicionaram, com forte determinação para defender a família. Eles queriam ter certeza de que a família poderia viver em paz em sua nova casa: os vizinhos decidiram se revezar para proteger a família durante a noite e desencorajar os ataques.

Inside Edition/Youtube

Inside Edition/Youtube

Ao se organizarem antecipadamente por meio de um canal no Facebook, os vizinhos foram até a frente da casa da família e se sentaram ali, desistindo do sono para garantir um pouco de paz a Haijun, sua esposa e dois filhos. Haijun diz que tem muita sorte e é grato por ter conhecido pessoas com uma alma tão boa: agora ele finalmente consegue dormir sem ter que se levantar para verificar a situação pela janela. Até agora, os agressores, notando os vizinhos em guarda, não incomodaram mais e as autoridades estão trabalhando para identificá-los.

Advertisement