14 fotos vintage muito significativas que normalmente não são mostradas nos livros de história - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
14 fotos vintage muito significativas…
Ela almoça em cima do currículo de quem procura emprego no local onde trabalha: demitida na hora Constrói um carrinho com rodas para passear com seu cachorro idoso que não consegue mover as patas traseiras

14 fotos vintage muito significativas que normalmente não são mostradas nos livros de história

20 Março 2021 • Por Roberta Freitas
647
Advertisement

As fotografias de época constituem um documento histórico de grande valor que se integram com as demais fontes no processo de reconstrução histórica. São essenciais para entender mais profundamente o que realmente aconteceu naquele exato momento. Os livros de história escolar costumam ser um tanto econômicos quando se trata de imagens e, de qualquer forma, muitas dessas fotos permanecem como um "tesouro escondido", reservado para poucos. Nesta lista de fotos procuramos recolher algumas das mais curiosas e menos conhecidas do grande público: você já as viu? Certamente, têm a vantagem de nos remeter a tempos nunca vividos e de nos identificarmos com as situações mais catastróficas, como a realidade da guerra.

1. Stalin é informado da invasão nazista na União Soviética

Uma foto traiçoeira tirada no Kremlin, às 4h31 da manhã, captura o momento exato em que Stalin é informado de que a Alemanha nazista invadiu a União Soviética. A foto foi tirada por Komsomolskaya Pravda, editor-chefe. Ele recebeu ordens de destruí-la e não de espalhá-la, mas preferiu salvar o clique.

2. Um pai foi visitar um filho no fronte

Um soldado sérvio dorme na companhia de seu pai, que foi vê-lo na linha de frente perto de Belgrado. Uma foto emocionante, que nos remete a uma terrível realidade como a da guerra, mas sem esquecer o lado humano. Como aquele pai se sentia em relação ao filho? Certamente com muito medo, e não queria deixá-lo sozinho.

Advertisement

3. A libertação do campo de extermínio de Auschwitz em 1945

Uma foto tirada em 1945, o dia da libertação do campo de extermínio de Auschwitz pelo Exército Vermelho. Os presos saúdam em direção ao objetivo, felizes e incrédulos por terem escapado do inferno.

4. Camponeses soviéticos estão ouvindo a rádio pela primeira vez

Quem sabe que emoções sentiram, na época, quando se depararam com um novo dispositivo de onde saíam as vozes de outras pessoas "magicamente".

5. Um retrato fotográfico do explorador do Ártico Peter Freuchen e sua esposa, a "estilista" Dagmar Cohn (1947)

image: Reddit /

Lorenz Peter Elfred Freuchen foi um explorador, escritor e antropólogo dinamarquês que passou muitos anos de sua vida na Groenlândia com a população Inuit. Durante a Segunda Guerra Mundial, Freuchen se juntou à resistência dinamarquesa contra os nazistas, razão pela qual foi preso e condenado à morte pelas tropas de ocupação alemãs. Ele conseguiu fugir para a Suécia e passou os anos restantes de sua vida em Nova York. Em 1945 se casou com Dagmar Cohn, uma ilustradora dinamarquesa, que hoje provavelmente definiríamos como "designer de moda".

Advertisement

6. Os soldados voltando para casa depois do fim da Segunda Guerra Mundial (1945)

7. Os pombos formam um anúncio singular da Coca-Cola, em Veneza (1960)

Os pombos da Praça de São Marcos constituem "magicamente" a escrita da Coca-Cola graças à farinha de rosca e à comida de pássaro que foi habilmente distribuída ao longo das linhas da escrita.

Advertisement

8. John Lewis depois de ter sido preso por usar um banheiro para "brancos" no Mississippi em 1961

O jovem sorri zombeteiro, ciente de que não cometeu nenhum crime. No entanto, devido à segregação racial, Lewis foi preso pela polícia do Mississippi por usar um banheiro público apenas para brancos.

9. Mafiosos escondem seus rostos no julgamento de Al Capone em 1931

Advertisement

10. Nikola Tesla: a última foto que temos do conhecido cientista (1943)

11. Um imigrante ucraniano comemora o aniversário da morte de Stalin: "Borsh de graça"! (1953)

12. O soldado alemão Jakob Nacken (221 cm) fala com o cabo britânico (160 cm) Bob Roberts após se render a ele perto de Calais, França (1944)

Esta foto, originalmente em preto e branco, foi renderizada digitalmente em cores por alguns usuários.

13. Hiroshima antes e depois da bomba atômica

image: Imgur

14. A reação hilária de Hitler a um beijo de uma americana, sua admiradora, durante as Olimpíadas de 1936

Algumas dessas fotos são assustadoras, outras nos remetem a tempos que parecem muito distantes. Você gosta de folhear e olhar certos documentos históricos?

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado