Alex, o papagaio que tinha a mesma inteligência de uma criança de 5 anos e que realmente falava - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Alex, o papagaio que tinha a mesma inteligência…
Marido pede o divórcio: Ela desejava ter um filho, mas chegou em menopausa aos 30 anos: conseguiu dar à luz a trigêmeos

Alex, o papagaio que tinha a mesma inteligência de uma criança de 5 anos e que realmente falava

17 Maio 2021 • Por Roberta Freitas
3.162
Advertisement

Todos nós descobrimos quando crianças, para nossa surpresa, que os papagaios podiam "falar". Essa crença nos acompanha há muito tempo, mas a ciência tem demonstrado amplamente que esses belos pássaros, alguns mais e outros menos, não são realmente dotados de uma faculdade de linguagem comparável à dos humanos mas, simplesmente, eles são muito hábeis em reproduzir o sons do que eles costumam ouvir. Uma grande exceção nesse campo foi representada pelo famoso papagaio Alex, símbolo de uma longa e complexa investigação científica que durou cerca de 30 anos (e que continua através de inúmeras outras experiências), sobre a aprendizagem da linguagem humana e animal. O papagaio Alex foi o primeiro, e ainda é o único animal a colocar uma questão existencial para sua dona, a doutora e pesquisadora Irene Pepperberg.

image: Wikipedia

Embora pareça um nome comum, perfeito para um papagaio, Alex é uma sigla que significa "Avian Language EXperiment", apenas para enfatizar o fato de que aquele pássaro foi um experimento vivo real. O cientista Pepperberg, com a ajuda de outros universitários e pesquisadores, cuidou de Alex por 30 anos na tentativa de ensiná-lo a falar. Ao contrário dos outros pássaros de sua própria família, Alex, que é um papagaio cinza, conseguiu aprender um vocabulário de cerca de 100 palavras para associar a um objeto e também aprendeu a realizar algumas operações matemáticas simples.

Por exemplo, a médica frequentemente lhe mostrava dois copos plásticos virados de cabeça para baixo em uma bandeja, sob os quais havia algumas nozes. Resumidamente, a mulher erguia os copos um após o outro, mostrando a quantidade de nozes presentes sob eles e voltava a tapá-las; então ela perguntava a Alex: "Quantas nozes estão em baixo do copo no total?". O papagaio foi capaz de responder com 85% de precisão. Na prática, Alex conseguiu desenvolver um nível de inteligência equivalente ao de uma criança de 5 anos.

Advertisement

Além disso, ele foi o primeiro animal no mundo (e também o único) a fazer ao seu dono uma pergunta: "De que cor?" ele perguntou olhando para seu reflexo no espelho. Alex estava tão acostumado a reconhecer as cores dos objetos que a Dra. Pepperberg lhe mostrava que um dia perguntou à mulher de que cor eram suas penas. O papagaio aprendeu a resposta, "Gray", depois de repetida seis vezes. Alex morreu inesperadamente em 2007, após 31 anos de vida. Suas últimas palavras permaneceram no coração da Dra. Pepperberg e de todos aqueles que seguiram seu caminho. Na noite anterior à sua morte, o papagaio virou para sua amada dona Pepperberg, e disse: "Comporte-se. Nos vemos amanhã. Eu te amo".

Como você pode não se comover com essa frase?

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado