A maquiagem essencial e elegante das mulheres dos anos 40 nos ensina que, mesmo com pouco, podemos fazer muito - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
A maquiagem essencial e elegante das…
Eles levam seus filhos ao restaurante e um estranho deixa um bilhete para elogiar a educação das crianças O assistente de voo acalma a menina que estava tendo um ataque de pânico no avião fazendo com que segurasse seu braço o tempo todo

A maquiagem essencial e elegante das mulheres dos anos 40 nos ensina que, mesmo com pouco, podemos fazer muito

05 Dezembro 2021 • Por Roberta Freitas
593
Advertisement

Você gosta de usar maquiagem? Hoje em dia é muito fácil encontrar as melhores maquiagens com base também nas necessidades econômicas de cada um, mas nem sempre foi tão fácil se dedicar ao autocuidado. Embora as estrelas de Hollywood sempre tenham ditado os cânones de um certo tipo de moda e estilo durante os primeiros anos do século XX, os anos 40 estiveram entre os mais particulares, também porque encontrar a matéria-prima não era nada fácil. Foi uma década marcada pela Segunda Guerra Mundial, período, portanto, em que os estilos de vida, hábitos e costumes das pessoas mudaram radicalmente devido a esta forte influência negativa. Apesar da falta de tempo e de espírito para “se embelezar”, as mulheres da época nunca abandonaram por completo o desejo de elegância, dando provas de grande genialidade. A maquiagem desses anos, aliás, pode ser definido como "caseira", pois onde a matéria-prima não chegava, as mulheres deviam inventar algo para substituir os produtos.

A atriz Gene Tierney fotografada em Nova York em 1944, um verdadeiro modelo de estilo e elegância

A maquiagem dos anos 1940 é simples e essencial, mas também extremamente elegante. Não importa se a guerra tinha privado as pessoas das coisas mais essenciais da vida humana, as mulheres dos anos 40 nos ensinam como a criatividade é a chave da elegância e do autocuidado, para enfrentar qualquer circunstância. Assim, as mulheres da época superavam todos os problemas quando se tratava de modelar seus cabelos e de se tornarem belas. Vamos ver como!

Muitas vezes as maquiagens eram substituídas por produtos domésticos ou, simplesmente, pelo que havia na casa em mãos. As sombras escuras e pretas, por exemplo, eram obtidas a partir dos resíduos fuliginosos das velas, enquanto para o rímel, elas optavam pela cortiça queimada combinada com vaselina. Mas qual foi o estilo dessa época que nos parece tão distante, mas que ainda pode nos ensinar tanto? Primeiro, as sobrancelhas não vinham mais afinadas e repintadas como nas décadas anteriores, mas ficaram com uma espessura maior e eram volumosas. Claro, elas sempre foram estilizadas e preparadas como uma parte muito importante da maquiagem da época. No rosto, um pouco de pó leve era aplicado para clarear a pele e um pouco de rímel nos olhos para intensificar o olhar. A sombra sempre foi usada sombreada e clara. Para criar um efeito de blush nas bochechas, por exemplo, era usada a beterraba vermelha, conhecida por sua típica cor viva, que pode até tingir os tecidos.

Advertisement

O verdadeiro foco da maquiagem daqueles anos passaram a ser os lábios e a cor preferida para pintá-los é, claro, o vermelho, símbolo de força, resistência e renascimento. Um vermelho que pode ser opaco ou brilhante graças ao uso da glicerina, o primeiro verdadeiro protótipo do gloss. A forma dos lábios era desenhada primeiro com um lápis e depois preenchida com cor, e tinha estritamente a forma de um coração. O cabelo era comprido ou curto, mas os cachos sempre eram preferidos, especialmente nos cabelos longos, que eram escovados e depois deixados cair suavemente sobre os ombros criando aquele efeito ondulado típico.

Em suma, foi uma década em que, apesar de todas as dificuldades relacionadas com a guerra, as mulheres não desanimaram e contribuíram para a realização de uma maquiagem simples, mas muito elegante. Já nos anos 50 tudo irá mudar, com bases coloridas e o desenvolvimento da indústria de cosméticos. Não vamos esquecer que esses anos tão distantes de nós são, na realidade, uma fonte constante de inspiração para a moda atual e um exemplo para todos: com pouco, muito se pode fazer!

Tags: ModaMake upHistória
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado