Síndrome do domingo à tarde, quando a melancolia nos pega e não sabemos por qual motivo

por Roberta Freitas

29 Novembro 2021

Síndrome do domingo à tarde, quando a melancolia nos pega e não sabemos por qual motivo
Advertisement

Se perguntássemos qual é o seu dia favorito da semana, você sem dúvida responderia sábado, ou por que não, sexta à noite. No entanto, de acordo com o calendário que todos nós usamos, o domingo é o dia dedicado ao descanso absoluto para a maioria das pessoas; mas estamos firmemente convencidos de que poucos de vocês responderiam à pergunta que colocamos acima com o domingo. Você já se perguntou por que este dia é tão amado e odiado ao mesmo tempo? Na verdade, existe uma explicação absolutamente psicológica.

via Mental Health First Aid

Piqsels

Piqsels

Há uma razão muito específica pela qual muitos de nós nunca escolheríamos o domingo como nosso dia favorito da semana: já aconteceu com você também de se sentir triste, apático, melancólico e ansioso ao mesmo tempo durante a tarde de domingo ou na virada do dia para a noite? Temos certeza que sim, mas não se preocupe, é uma reação psicológica perfeitamente normal também chamada de "síndrome da tarde de domingo".

Normalmente, quando o domingo está para acabar, nosso cérebro começa a viajar, se carregando de expectativas e responsabilidades a serem resolvidas a partir de segunda-feira ou no dia seguinte; com o cair da noite e o fim de semana que está terminando, a felicidade acaba e um sentimento geral de tristeza, apatia e medo começa a emergir, como se algo particularmente belo estivesse acabando e algo horrível estivesse para acontecer. Na verdade, é apenas o produto das inúmeras responsabilidades que temos ao longo da semana que vão de encontro à saudade de um passado recente, composto por um fim de semana livre, sem trabalho, sem despertador ou hora marcada e muita despreocupação.

Advertisement
Nenad Stojkovic/Flickr

Nenad Stojkovic/Flickr

Nesta luta entre um passado recente cheio de nostalgia e um futuro iminente cheio de expectativas, medos e ansiedades, o melhor a fazer para tirar este sentimento típico da tarde de domingo é tentar preencher este dia com compromissos e coisas para fazer, em modo que nossa cabeça fique sempre distraída, sem tempo para parar e refletir. Se quiser fugir dessa melancolia, organize almoços com amigos ou parentes fora de casa, passeios de descoberta da natureza ou visitas culturais a um museu, teatro ou até mesmo ao cinema.

Certifique-se de preencher o seu domingo para não vivenciar o eterno conflito interior da saudade do passado e da ansiedade pelo futuro; além disso, você deve se questionar e entender por que, na raiz, você costuma experimentar esses sentimentos de tristeza no final de cada semana: você está realmente tão certo de que os problemas que terá de enfrentar durante a semana são realmente tão intransponíveis?

Advertisement