Ela comemora 100 anos na companhia das irmãs mais velhas, de 102 e 104 anos

por Roberta Freitas

14 Janeiro 2022

Ela comemora 100 anos na companhia das irmãs mais velhas, de 102 e 104 anos
Advertisement

Um aniversário incrível foi comemorado no estado do Kansas, o de Frances Kompus, uma mulher de muita sorte. A idosa, aliás, celebrou o seu 100º aniversário em 11 de novembro de 2021, mas a peculiaridade deste feliz acontecimento é que também havia… as suas irmãs mais velhas para celebrar com ela!

Julia Kopriva já completou 104 anos, enquanto Lucy Pochop está prestes a completar 102 anos. Objetivos respeitáveis ​​que as irmãs alcançaram ainda em boa saúde física e, acima de tudo, mental. Claro, esse trio teria dificuldade em soprar todas as velinhas do bolo!

via KSN TV/YouTube

Advertisement

O número de centenários no mundo está aumentando cada vez mais rapidamente, graças também às novas tecnologias e ao bem-estar geral que, felizmente, envolve cada vez mais pessoas. Ao longo do século 21, houve um número de mais de 20 milhões de centenários no mundo e isso fala muito sobre o grau de bem-estar agora alcançado em muitos países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a centenária Frances Kompus foi acompanhada por suas duas irmãs mais velhas Julia Kopriva, 104, e Lucy Pochop, 102, neste lindo marco.

As três irmãs - que ao longo do tempo se tornaram mães, avós e bisavós - cresceram em uma fazenda na pequena cidade de Beardsley, no Kansas, depois que seus avós emigraram da Tchecoslováquia para os Estados Unidos, onde se tornaram agricultores no condado de Rawlins. 

Advertisement

Com um rico passado nas costas, essas três irmãs realmente têm muito para contar, especialmente para as novas gerações:

"Lembro-me de como caminhávamos até a escola", disse Lucy em uma entrevista, "caminhávamos pelo menos três quilômetros. Era uma longa caminhada". Já Júlia, a mais velha das três, lembra como costumavam ir à roça ajudar o pai a cuidar da colheita: "o que me lembro bem é que meu pai não tinha tratores modernos, o trabalho era feito com as mãos ou com a ajuda de bois”.

Piklist / Not the actual photo

Piklist / Not the actual photo

"Mesmo quando os tempos eram difíceis, como durante a Grande Depressão, nossa mãe sempre cozinhava o frango que servia junto com os feijões secos", lembra Frances, a mais nova. Talvez a alimentação saudável seja uma das razões pelas quais ela e suas irmãs tiveram a sorte de viver tanto. De acordo com essas alegres senhoras, os principais ingredientes para uma vida mais longa e saudável são: estar em companhia, caminhar muito e simplesmente “seguir em frente”.

Quando perguntam "como vocês conseguiram viver tanto tempo?", as três irmãs respondem com uma frase simples: "comemos bem, rezamos e tentamos ficar longe de problemas".

Advertisement