Um mecânico encontrou centenas de pinturas em uma lixeira: a coleção vale milhões de dólares

por Roberta Freitas

18 Abril 2022

Um mecânico encontrou centenas de pinturas em uma lixeira: a coleção vale milhões de dólares
Advertisement

Não acontece com todos de ter uma grande sorte, mas quando acontece muda a sua vida. Aconteceu com Jared Whipple, um mecânico que, em setembro de 2017, recebeu um telefonema de um amigo que o informou que havia encontrado algumas telas pintadas em um celeiro abandonado em Watertown, Connecticut. O amigo de Whipple entrou em contato com ele porque sabia da paixão do mecânico pelo vintage e também porque parte dos temas dessas obras pareciam peças de reposição de carros. Na época, ainda não estava claro de quem eram essas pinturas e quanto valiam.

via Instagram / thewarehousect

Advertisement

Whipple encontrou as grandes telas prontas para serem jogadas no aterro - havia detritos e mofo em algumas delas, mas felizmente estavam todas embaladas individualmente em plástico. Quando o mecânico começou a desembrulhar, percebeu que, talvez, estivesse diante de obras de arte de um certo valor. Demorou 4 anos para descobrir o autor dessas telas e entender sua relevância, mas no final Whipple conseguiu. Essas obras foram criadas por Francis Mattson Hines, um artista que fez sucesso na Nova York dos anos 1980, mas logo foi esquecido após sua morte em 2016. É por isso que Whipple não conseguia encontrar as informações necessárias na internet.

Mas quanto valem as pinturas encontradas por Whipple? O curador de arte e historiador Peter Hastings Falk estimou que os desenhos de Hines podem chegar a um preço de US$ 4.500, enquanto as pinturas podem chegar a US$ 22.000. Isso significa que toda a coleção encontrada por Whipple pode valer vários milhões de dólares!

Advertisement

"Este artista não era apenas um 'qualquer' importante, mas também era mais conhecido no mundo da arte de Nova York do que jamais poderíamos imaginar", disse Whipple. Essa descoberta casual mudou a vida do mecânico que, de repente, se viu negociante de arte. Seu objetivo, ele argumenta, é "trazer Hines para a história dos livros de arte".

O que podemos dizer, as surpresas podem nos esperar em qualquer lugar, até mesmo no lixo. Se você é apaixonado por itens vintage e está sempre procurando os mercados de usados mais interessantes, temos certeza de que você terá o olho de especialista para reconhecer um bom negócio como o que caiu nas mãos de Whipple!

Advertisement