Vê um funcionário cortando a grama em uma rotatória e não acredita nos seus olhos: "era grama sintética"

por Roberta Freitas

05 Maio 2022

Vê um funcionário cortando a grama em uma rotatória e não acredita nos seus olhos: "era grama sintética"
Advertisement

Terá acontecido a você algumas vezes de ver alguém cortando a grama, especialmente no período da primavera, quando a natureza desperta. Seja no privado ou no público, você não pode deixar de limpar canteiros de flores e podar árvores. Nesse sentido, os municípios costumam tomar medidas e sistematizar a limpeza das ruas sobretudo por uma questão de segurança. As ervas daninhas altas, por exemplo, podem criar alguns problemas de visibilidade, por isso intervêm os operadores municipais que, equipados com cortadores de grama, que colocam tudo em ordem.

Uma coisa muito normal que não traz consigo quem sabe quais particularidades. Um homem que, há poucos dias, presenciou uma cena muito curiosa não concorda com isso. Um operador estava cortando a grama em uma rotatória, mas cuidado, o gramado em questão era sintético. Vamos ver o que ele disse no Twitter.

via BBC

Advertisement

Este é Nigel Castle, um pai de 49 anos que estava dirigindo por Yeovil, Somerset, alguns dias atrás. No carro com o filho, a uma certa altura, o homem notou algo estranho na rotatória que atravessavam.

Um operador estava cortando a grama, algo que não deveria deixar os motoristas perplexos, não fosse o fato de o gramado em questão ser falso. Você leu bem. A grama não era real, mas de plástico e o homem estava "consertando" com um cortador de grama. Uma cena que deixou Nigel um tanto espantado. O que ele fez neste momento? Ele voltou e pediu ao filho para tirar algumas fotos, depois as postou na web.

Advertisement
Twitter/nige

Twitter/nige

Tomando o episódio como pretexto, o homem, que trabalha como engenheiro aeronáutico, decidiu enviar uma mensagem primeiro à prefeitura e depois à população em geral. "A natureza precisa de nossa ajuda neste momento de grave crise. - disse Nigel - Cobrir o planeta com plástico não é uma solução nesse sentido, principalmente se for feito no lugar da grama real. Existem muitas plantas que precisam de pouca manutenção, poderiam ter optado por uma dessas".

A partir daqui a discussão se tornou cada vez mais séria e o nosso protagonista tem focado ainda mais a atenção no uso desproporcional que todos fazemos do plástico hoje. "Estamos cobrindo o planeta com plástico e não é justo." - ele disse. Por isso, pediu à prefeitura que fizesse algo a respeito e removesse a grama sintética, substituindo-a por algo natural, o que também beneficiaria a vida selvagem.

Twitter/nige

Twitter/nige

A resposta do South Somerset Council não tardou e, na declaração de um porta-voz, lemos estas palavras: "entendemos a preocupação que levantou a mensagem do nosso concidadão, agradecemos-lhe por partilhar as suas reflexões e o operador na verdade só teve de arrancar com a mão as ervas daninhas cultivadas na grama artificial e não a cortar como fazia. Infelizmente - continuou o funcionário - fomos obrigados a colocar grama artificial naquela rotatória. Os motoristas que passam ali geralmente sabem o quanto é um local movimentado e procuramos maneiras de evitar o envio de um de nossos funcionários muitas vezes, protegendo-os do ponto de vista da segurança".

Em suma, para salvaguardar a segurança dos operadores municipais, as autoridades teriam optado por esta solução que, segundo o porta-voz, é única e ninguém pretende aplicar uma escolha semelhante em outros pontos da cidade. "Sabemos que não é a melhor opção para o meio ambiente, mas também tivemos que levar em consideração a segurança de nossos trabalhadores." - concluiu o porta-voz.

Nos últimos anos, a questão ambiental tem se tornado cada vez mais debatida e todas as formas possíveis estão sendo tentadas para conscientizar as pessoas. Se diminuirmos o uso do plástico ou pelo menos prestarmos atenção ao seu descarte, todos seremos beneficiados porque o planeta é nosso e, ao respeitá-lo, respeitamos a nós mesmos.

Advertisement