"Tenho 85 anos e escolhi não ter filhos: nunca me arrependi"

por Roberta Freitas

31 Outubro 2022

"Tenho 85 anos e escolhi não ter filhos: nunca me arrependi"
Advertisement

Hoje em dia, cada vez mais pessoas dizem que não sentem a necessidade de se tornarem pais, mas apesar do progresso feito nas últimas décadas, a pressão que a sociedade exerce sobre quem faz essa escolha é muito alta. Quem decidiu não ter filhos pode ouvir, pelo menos uma vez na vida, frases como: "você vai mudar de ideia" ou, pior ainda, "você vai se arrepender na velhice".

É por isso que uma mulher de 85 anos que optou por não ter filhos compartilhou uma carta no Reddit para contar a sua experiência.

via Reddit

Advertisement
Pexels - Not the Actual Photo

Pexels - Not the Actual Photo

"Queridos jovens, gostaria de saber se sou a pessoa mais velha a escrever neste site - escreve a mulher - Me parece que muitos de vocês estão aqui para validar a decisão de mudar de vida. Encontrar pessoas semelhantes a vocês é importante e eu entendo a sua necessidade. Então só posso dizer que, na minha experiência, a sua é uma boa decisão, seja ela qual for", continuou.

A senhora explicou que ficou casada por mais de 50 anos e ambos não quiseram ter filhos. "Naquela época, dizíamos que estávamos tentando ou não poderíamos ter nenhum. Era nosso segredo pessoal. Não era da conta de ninguém. Se fôssemos honestos, haveria muitos problemas com familiares e amigos", disse ela.

A mulher não se arrepende e os 50 anos passados ​​ao lado do marido foram perfeitos. Ótimos trabalhos, sem preocupações e amor pelos hobbies de casa um. Nenhum deles era contra crianças e muitas vezes as viam entre amigos ou parentes mas, como ela mesma confessou, se voltasse no tempo teria feito tudo de novo.

Advertisement
Pexels - Not the Actual Photo

Pexels - Not the Actual Photo

"Minha vida nunca foi definida por filhos, eu tinha uma forte rede de amigos e muitos hobbies. Consegui seguir em frente e agora também tenho um novo parceiro", continuou ela.

"Alguns amigos meus têm filhos mas, apesar de tudo, têm um problema em comum: os filhos não lhes dedicam tempo suficiente. Isso os incomoda e os deixa doentes. Seus interesses às vezes são inexistentes, porque tudo gira em torno dos filhos e netos. Agora tenho um apartamento privado em uma "casa de repouso", amigos adoráveis, dias agitados e funcionários adoráveis. Boa sorte a todos", concluiu.

O que você acha? Você concorda com sua análise de vida?

Advertisement