"Tenho oito filhos e não compro presentes de Natal para eles, mas eles adoram as festas de final de ano!"

por Roberta Freitas

26 Dezembro 2022

"Tenho oito filhos e não compro presentes de Natal para eles, mas eles adoram as festas de final de ano!"
Advertisement

O Natal é a época preferida das crianças: muitas delas, aliás, esperam ansiosamente pelos presentes pedidos ao Papai Noel ou aos pais. Uma mãe de oito filhos revelou que parou de comprar presentes para os pequenos, mas isso não destruiu a magia das festas, na verdade, parece tê-la fortalecido. Em um vídeo compartilhado no Instagram, Angie disse que estava começando a se sentir "sobrecarregada" com as compras para todos os oito filhos, considerando que muitos nasceram no outono e inverno, e dois deles perto do Natal.

via Instagram / calmingthechaotic

Advertisement
Instagram / calmingthechaotic

Instagram / calmingthechaotic

"Não sou a melhor em dar presentes, então decidi parar de comprá-los", explicou ela. "Na verdade, ainda os compro, mas não voltarei a fazê-lo no futuro", acrescentou. Entrando em detalhes, Angie criou um "jogo" para seus filhos. Em vez de comprar presentes caros, cada criança tira o nome de um irmão de uma cartola e depois compra um presente para ele. “Eles precisam pensar no que essa pessoa gostaria e escolher”, explicou Angie.

Como os filhos têm menos de 10 anos, é Angie quem ainda disponibiliza um orçamento para a compra de presentes: “Quando eles forem mais velhos vão começar a economizar para presentes. Já agora podem optar por contribuir com um pouco do seu dinheiro”, declarou.

Advertisement
Instagram / calmingthechaotic

Instagram / calmingthechaotic

Mesmo que assim cada um ganhe apenas um presente, as crianças gostam muito desse sistema: "elas se perguntam ao longo do ano quem vai ganhar o quê e de quem. E até conversam sobre o que escolheriam umas com as outras. Me tiraram muitas preocupações durante as férias e me fazem poupar mais de 700 euros por ano".

O vídeo recebeu reações mistas dos usuários: muitos elogiaram a jovem mãe pela originalidade de sua iniciativa e suas consequentes implicações educacionais em relação à gestão orçamentária e ao vínculo fraterno. Outros, no entanto, criticaram essa escolha como "muito dura". Afinal, dar presentes é considerado uma das cinco linguagens do amor: demonstra generosidade e faz as pessoas se sentirem especiais e não precisam ser caros para serem inesquecíveis, ainda podem ter um grande valor sentimental.

O que você acha disso?

Advertisement