Um casal decide pedir a todos os convidados um presente de casamento muito especial

por Roberta Freitas

06 Junho 2023

Um casal decide pedir a todos os convidados um presente de casamento muito especial
Advertisement

O casamento é um momento importante para muitos casais: é o dia em que você decide passar o resto da vida com a pessoa que ama e para isso deseja que o evento seja perfeito em todos os aspectos, desde a cerimônia até as festividades.

Isso, consequentemente, envolve custos bastante importantes, mas muitos estão dispostos a apoiá-los para tornar o dia inesquecível. No entanto, um casal recém-casado optou por celebrar a união de uma forma bastante inusitada, envolvendo também os convidados no seu projeto. Aqui está a história deles.

via Campanhadobem

Advertisement

Quando Renato Marques e Tainá Pessoa, ambos residentes no Brasil, decidiram se casar recentemente, os dois começaram a planejar todas as etapas de um casamento convencional: a cerimônia na igreja, os convidados, a festa, a lua de mel, as roupas, e assim por diante. Mas com o tempo, eles perceberam as enormes somas de dinheiro que teriam que gastar na celebração e julgaram que esses custos eram pura loucura. Como resultado, eles decidiram reduzir o evento e gastar seu dinheiro de maneira diferente.

Tainá e Renato usaram as economias do casamento para apoiar um projeto humanitário: a construção de uma escola no vilarejo de Matuba, em Moçambique, na África.

O objetivo era arrecadar 40.000 euros para construir uma estrutura que pudesse acomodar 300 crianças. A ideia nasceu durante uma missão voluntária da organização humanitária Fraternità Senza Frontiere (FSF) da qual o casal decidiu participar. Durante a semana na África, os dois ficaram profundamente impressionados com o que observaram no país.

Advertisement

“Nossa perspectiva de vida mudou”, disse Renato. "Foi um verdadeiro choque cultural. Os locais são gratos pelo pouco que têm. Vi idosos que nunca tinham dormido em uma cama. Mas lá todos cantam, dançam, partilham, respeitam e esperam. São um símbolo de esperança", acrescentou.

As condições degradadas do prédio usado como escola para os moradores da Matuba abalaram profundamente o casal: “as paredes eram de compensado, os móveis estavam todos quebrados, não tinha banheiro nem luz elétrica, e nenhuma estrutura era adequada”, eles lembram. A partir daí, nasceu a ideia de usar o orçamento do casamento para ajudar os habitantes, bem como lançar uma campanha de angariação de fundos para inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

“Nosso coração não podia se alegrar em celebrar um casamento caro quando sabíamos que com o mesmo valor poderíamos mudar o destino de centenas de crianças”, comentou Tainá. Por isso, o casal se casou em uma cerimônia íntima e modesta.

Os noivos fizeram uma lista de casamento, mas pediram aos convidados que doassem o valor que teriam gasto com eles para o projeto de caridade. Desta forma, os convidados também contribuíram para o projeto na África. A iniciativa despertou grande entusiasmo no público online, tanto que, mesmo após o casamento, o casal continuou a receber doações de pessoas que optaram por contribuir para esta nobre causa.

Em um mundo onde os casamentos luxuosos parecem necessários, a iniciativa deste casal surge como um gesto extraordinário.

Advertisement