Seu filho não come verduras? Estas dicas de especialistas serão úteis

por Roberta Freitas

14 Setembro 2023

Seu filho não come verduras? Estas dicas de especialistas serão úteis
Advertisement

Os vegetais não são o prato preferido das crianças: devemos ter consciência disso, aceitá-lo e saber como mudar de rumo. A razão pela qual a maioria dos nossos pequenos não gosta particularmente desse tipo de comida não é bem conhecida. Pode haver muitos fatores que influenciam esta preferência, talvez até apenas o sabor ligeiramente mais amargo de alguns vegetais, que as crianças consideram “não bons” e não querem provar de forma alguma. Mas também pode ser a cor mais ou menos convidativa dos vegetais e assim por diante.

Como podemos fazer com que consumam verduras? Sabemos bem a importância de comer pelo menos uma porção por dia, não só para os adultos, mas também para as crianças. Vejamos, então, qual é o conselho dos especialistas para fazer essa mudança.

Advertisement

Como convencer as crianças a comer verduras?

Como convencer as crianças a comer verduras?

Pxfuel

O fato das crianças nunca gostarem particularmente de vegetais não é novidade, sabemos bem disso. Há pequenos que até comem, mas a maioria partilha desta aversão inata a tudo o que vem da terra. As razões são muitas e, a seu ver, muito válidas, por isso é necessário encontrar estratagemas para mudar de rumo. Como fazer?

Muitos especialistas questionaram a questão e alguns deram a sua solução pessoal, ou pelo menos alguns conselhos.

Em particular, o chef Miguel Maestre, de 43 anos, falou sobre o antigo problema e sugeriu alguns pequenos truques para resolver parcialmente o problema. Vamos ver o que ele recomenda e como podemos nos inspirar para convencer nossos pequenos.

Advertisement

Conselho do profissional...

Conselho do profissional...

Pxfuel

Miguel Maestre é um conhecido chef espanhol radicado na Austrália, que falou longamente numa entrevista sobre o problema que a maioria dos pais enfrenta. Como convencer as crianças a comer vegetais?

1. É importante, antes de mais nada, deixá-los participar na escolha dos vegetais. Apresentar esse produto para ele, vê-lo desde o início, entender como ele nasce e cresce, é uma ótima forma de conhecê-lo, segundo o chef. Não devemos apenas dar a eles o prato pronto, mas torná-los parte da criação. Talvez levá-los para uma quinta, ou cultivar legumes juntos na pequena horta de casa, ou no terraço. Existem muitas maneiras e elas fazem a diferença.

2. Prepare-os juntos. Isso mesmo. Colocar as crianças para trabalhar na cozinha, deixá-las experimentar novas atividades, ensiná-las a lavar, limpar e cortar legumes é uma forma de envolvê-las plenamente. Assim elas se sentirão parte do processo, ficarão satisfeitas e mais propensas a consumir o que elas próprios criaram, inclusive vegetais.

O que mais podemos fazer...

O que mais podemos fazer...

Pxfuel

3. Comer juntos também é muito importante. Sentar à mesa com os filhos ou netos é a melhor forma de incentivá-los a consumir o que nós também consumimos. Compartilhar aquele momento de convívio é fundamental para despertar algo positivo em suas mentes e ajudá-los a aceitar esse tipo de prato.

4. Experimentar alimentos de todo o mundo é um passo importante para os nossos filhos. Você não precisa se limitar a fazer com que ele experimente sempre apenas alguns sabores, mas habituar suas papilas gustativas a outros pratos é a melhor maneira de fazê-lo aceitar as mudanças na dieta.

Essas são apenas algumas sugestões de quem as pôs em prática diretamente com os filhos, nomeadamente o chef Miguel Maestre, mas existem muitas outras formas de garantir que os pequenos comecem a apreciar a maravilha dos vegetais. Você tem uma maneira de convencer seus filhos a consumi-los? Você quer compartilhar conosco?

Advertisement