Esta história sobre 2 lobos vai mudar a maneira como você se olha no espelho todos os dias

por Roberta Freitas

19 Julho 2018

Esta história sobre 2 lobos vai mudar a maneira como você se olha no espelho todos os dias
Advertisement

As lendas populares escondem sempre alguma pérola de sabedoria; e é por esse motivo que elas ficam impressa na nossa memória. E as verdades que contam, visto que falam sobre a natureza humana, são válidas universalmente, além de qualquer barreira geográfica. É o caso da lenda indígena que vamos mostrar hoje. Uma história delicada e profunda, mas principalmente com um final aberto: a história dos dois lobos. 

Advertisement
Esta história sobre 2 lobos vai mudar a maneira como você se olha no espelho todos os dias - 1

Era uma vez um velho sábio que adorava contar histórias às crianças para ensinar para elas coisas sobre a vida. Certa noite, ele sentou-se sob o céu estrelado e convidou seu neto mais novo para sentar-se ao lado dele para lhe contar as anedotas que o tornaram o grande sábio que todos conheciam; em seu coração, porém, ele queria transmitir uma lição de importância fundamental para ele.

Então, antes de mergulhar na história de seus feitos, ele contou ao menino a história dos dois lobos. Ele disse ao neto: "Você sabe, dentro de cada um de nós há dois lobos engajados em uma luta constante entre eles, de tal ferocidade que poucos conseguem lidar com isso de uma maneira consciente".

A criança, surpresa, perguntou: "Dois lobos, vovô? Mas como é possível?". Não conseguindo entender como dois animais selvagens podiam estar dentro do seu corpinho.

O avô respondeu: "Claro, cada um de nós tem dois lobos que são completamente diferentes um do outro: um mau e um bom. O primeiro representa tudo o que é mal na alma humana: inveja, raiva, ganância orgulho, rancor, ciúmes, medos, ego, arrogância e autopiedade. O segundo personifica o melhor do ser humano: amor, bondade, generosidade, paz, alegria e verdade ".

O menino pensou um pouco e perguntou: "E qual dos dois lobos é o mais forte? Quem vence a luta?"

O velho sábio respondeu sorrindo: "Isso depende de cada um de nós. Você vai querer nutrir qual dos dois lobos?"

Esta é a verdade profunda que o avô, naquele dia, decidiu transmitir ao seu neto: cada um de nós decide diariamente, com suas próprias ações, qual dos dois lobos alimentar.

E você? Qual lobo irá deixar vencer?

 

Advertisement