Cozinhar doces para os outros faz bem para a saúde mental. É o que dizem os psicólogos! - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Cozinhar doces para os outros faz bem…
Um menino combate contra a sua doença para poder conhecer a sua irmãzinha Você usa os prendedores só para estender as roupas? Veja 23 coisas que você pode fazer com eles

Cozinhar doces para os outros faz bem para a saúde mental. É o que dizem os psicólogos!

779
Advertisement

Os amantes da culinária adoram preparar uma boa sobremesa. Eles estão sempre prontos para fazer uma a cada vez que surge uma oportunidade. Cozinhar uma sobremesa não é uma coisa simples, mas as pessoas que o fazem regularmente estão sempre felizes, relaxadas e prontas para preparar um bolo para a próxima ocasião. Como pode ser possível? A psicologia parece ter a resposta ...

image: Pexels

Preparar doces tem benefícios na saúde mental e na expressão criativa de uma pessoa. Já faz algum tempo que a psicologia tem mostrado que ter uma saída criativa com a qual se expressar consideravelmente reduz o estresse, independentemente de se tratar de pintura, música ou culinária. A Dra. Donna Pincus, professora de Psicologia e da Universidade de Boston, explicou que o estresse está ligado a inúmeros problemas mentais e físicos, e encontrar a maneira de administrá-lo pode ser a solução.

Afinal, cozinhar doces para outras pessoas sempre foi uma forma real de comunicação. Por exemplo, o costume de dar comida para pessoas que perderam alguém é uma forma de comunicar os próprios sentimentos. Acima de tudo, aqueles que acham difícil demonstrá-los abertamente ainda se apegam a essas práticas culturais.

image: Pixabay.com

Cozinhar doces, portanto, tem efeitos sobre a saúde mental semelhantes aos causados ​​pela meditação; de fato, numerosos cursos de terapia culinária se espalharam como aqueles organizados por Julie Ohana. Essas reuniões fazem parte do tipo de terapia conhecido como ativação comportamental, já que cozinhar doces é uma ótima maneira de se concentrar no momento presente e no quadro geral das coisas. Pensar na receita passo a passo, pensar na receita como um todo, pensar em quando ela estará pronta e finalmente compartilhá-la significa ter consciência de suas ações e, consequentemente, reduzir os pensamentos negativos que afligem a mente.

Cozinhar para os outros é também um ato de generosidade que aumenta a sensação de bem-estar e, portanto, reduz o estresse; essas formas de altruísmo têm resultados tangíveis nas emoções das pessoas e foram documentadas durante anos em numerosos estudos científicos. Sacrificar o tempo de cozinhar para os outros também tem um significado emocional e físico! Preparar algo para as pessoas de quem gostamos e para alguém que certamente apreciará nosso prato, trará maiores benefícios do que fazer sobremesas apenas por prazer pessoal.

Então, da próxima vez que você pedir a alguém para preparar uma boa sobremesa, não se sinta culpado: você faz isso para o bem dela!

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado