Misofonia: o transtorno daqueles que não suportam sons e ruídos irritantes - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Misofonia: o transtorno daqueles que…
10 hábitos Uma grande lição para os pais sobre os verdadeiros valores que devem passar aos filhos

Misofonia: o transtorno daqueles que não suportam sons e ruídos irritantes

Por Roberta Freitas
22.128
Advertisement

Não, você não é uma pessoa intolerante; você não é cheio de manias se toda vez que você ouve alguém fazer um som enquanto come uma sopa, você perde a paciência. Não é sua culpa se tudo isso acontece quando você ouve alguém mastigar. É tudo "culpa" de uma anomalia no lobo frontal do cérebro que o torna "diferente" daquele de uma pessoa que não tem anomalia. Na medicina, esse tipo de condição tem um nome específico: misofonia.

via: webmd.com
image: pixabay.com

Quem sofre de misofonia mostra uma resposta emocional exagerada ao ouvir uma categoria específica de sons: entre aqueles que desencadeiam uma reação de intolerância estão, sem dúvida, o ruído causado pela mastigação, mas também pela respiração dos outros,por bocejos e assobios.

Por um longo tempo a misofonia foi considerada simplesmente uma questão de personalidade, mas uma pesquisa revelou uma diferença na estrutura cerebral dos doentes, em comparação com uma pessoa "saudável".

A diferença está no lobo frontal do cérebro, ligada ao tratamento de sons: os misofônicos desenvolvem ansiedade e experimentam um aumento da frequência cardíaca na presença do som não tolerado. Paralelamente ao desconforto físico, também pode haver ataques verbais à pessoa que emite esses mesmos sons.

Agora que o distúrbio foi devidamente classificado é possível pensar um medicamento destinado a moderar essa resposta emocional, especialmente para aqueles que sentem grande incômodo por causa do problema.

Mas como entender se você realmente sofre de misofonia ou se você é simplesmente intolerante com aqueles que mastigam alto? Este vídeo deve dar uma resposta: se você não estiver confortável ao ouvir os sons contidos, bem, é muito provável que você seja misofônico.

Advertisement

Deixe um comentário!

x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado