A ciência confirma: o dia de uma mãe equivale a 2 dias de uma outra pessoa

por Roberta Freitas

10 Novembro 2018

A ciência confirma: o dia de uma mãe equivale a 2 dias de uma outra pessoa
Advertisement

Temos que dizer que esta descoberta científica não nos mostra nada de nov. No entanto, é importante que exista um estudo demonstrando como é difícil ser mãe de família hoje em dia. Toda mulher e mãe já experimentou em sua própria pele a carga de pressão e responsabilidade que envolve cuidar de crianças, da casa e, talvez, até mesmo continuar o trabalhando. 

via independent.co.uk

Advertisement
Tina Franklin/Flickr

Tina Franklin/Flickr

O trabalho de uma mãe dura 14 horas por dia, 7 dias por semana: muito além da carga esperada em qualquer tipo de trabalho. Se você está se perguntando se é certo considerar um "trabalho" aquele da mãe, a resposta é sim: isso ocorre porque em ambos os casos não há possibilidade de ter um tempo para si mesma, produzindo os mesmos efeitos negativos de um trabalho prolongado e sem pausas.

O estudo baseou-se na experiência de 2000 mulheres, mães de crianças de 5 a 12 anos: observou-se que o dia começa em torno das 6:23 e termina em - ou após - às 20:31. O tempo para se dedicar a si mesma era de uma hora e sete minutos, das 24 horas que compõem um dia inteiro.

Os compromissos de uma mãe hoje em dia - o mesmo não pode ser dito sobre algumas décadas atrás - é igual a dois empregos e meio. Juntando todos os dados emerge que o dia de uma mãe - em termos de estresse e coisas a fazer - equivale a dois dias de uma mulher sem filhos ou àquele de um homem.

Com base nas entrevistas feitas durante o estudo, 40% das mães têm a sensação de ter que completar uma lista interminável de tarefas, sem nunca ter sucesso - é claro.

"Os resultados da pesquisa mostram o quanto o papel da mãe e a série de compromissos ininterruptos que caracterizam o seu dia, exigem de uma mulher", disse Casey Lewis, diretora do setor de saúde e nutrição da marca de suco de frutas Welch, que encomendou o estudo.

Qual a sua opinião sobre isso? Você concorda com os números identificados pela pesquisa?

Advertisement