A origem da Estrela de Natal; uma bela história para contar na noite mais mágica do ano

por Roberta Freitas

09 Dezembro 2018

A origem da Estrela de Natal; uma bela história para contar na noite mais mágica do ano
Advertisement

Todos os anos as casas se enchem de Estrelas de Natal, a bela planta com folhas vermelhas, símbolo do período natalício; é comum dar de presente ou ter uma em casa durante as festas. Mas por que essa planta está associada a esse feriado?

Sua história está entrelaçada com o México, o lugar de onde a Poinsétia - o outro nome com o qual a Estrela de Natal é conhecida - é originária. Aqui está uma boa história para contar à sua família no Natal.

via guiainfantil.com

Advertisement
maxpixel.net

maxpixel.net

No México, as famílias passam a véspera de Natal na igreja; durante a cerimônia, todos trazem presentes para o Menino Jesus, assim como fizeram os Três Reis Magos.

Pablo, uma criança que vivia em uma cidade muito pequena do México, também adorava ver pessoas deixando um presente perto do altar; cestas de frutas, brinquedos, objetos preciosos, roupas... Todos deixaram o que podiam.

Pablo era muito pobre e sofria porque não tinha nada para deixar para Jesus. Então certa vez, enquanto todos estavam esperando para deixar o presente, ele se refugiou em um canto da igreja oprimido pela vergonha; ele não queria que ninguém o visse de mãos vazias e pensasse que ele fosse uma criança rude.

Na escuridão, Pablo começou a chorar silenciosamente, para não ser ouvido; de repente, ele percebeu que algo brilhante e vermelho estava tomando forma de suas lágrimas. As lágrimas secaram no chão e se tornaram uma bela planta de folhas vermelhas. Pablo entendeu então que a planta era uma dádiva de Deus, pegou-a e a ofereceu no altar, para espanto de todos os presentes.

Ninguém jamais havia visto uma flor tão bonita. Desde então, todos começaram a trazer as Estrelas de Natal na noite do nascimento de Jesus: a igreja se transformava em um tapete vermelho que brilhava no escuro.

A tradição vem acontecendo há séculos e até hoje, no Natal, é comum ter a Estrela de Natal em casa. 

Advertisement