Veja quais são os 8 tipos de personalidades segundo o psicanalista Jung

por Roberta Freitas

29 Dezembro 2018

Veja quais são os 8 tipos de personalidades segundo o psicanalista Jung
Advertisement

Carl Gustav Jung foi um psicanalista muito importante no século XX pelas suas teorias da personalidade. Ele era um estudante de Sigmund Freud, conhecido na época por suas teorias revolucionárias sobre neuroses. No entanto, de seu professor, Jung rapidamente se afastou quando os dois começaram a ter diferentes pontos de vista sobre algumas questões, como a interpretação dos sonhos e a teorização de um inconsciente individual e coletivo. As teorias junguianas são influenciadas pela mitologia e religião, bem como pela psicanálise. Seus estudos o levaram a elaborar o conceito de "arquétipos", isto é, os símbolos que unem os homens e que estão presentes em seu inconsciente.

via Psychological_Types

Advertisement
Luis Alejandro Cruz Rodas/Youtube

Luis Alejandro Cruz Rodas/Youtube

Jung também lidou com a personalidade, dividindo-a em quatro funções psicológicas precisas, cada uma delas está presente em nós de uma maneira diferente: pensamento, sentimento, intuição e sensação. A partir dessa subdivisão, segundo Jung, dois tipos fundamentais de caráteres são formados, Introvertido e Extrovertido, dos quais derivam oito tipos de personalidade.

  1. Extrovertido Reflexivo: indivíduos desse tipo dão muita importância aos fatos e pouco à teoria, não são muito sensíveis e não gostam particularmente de mudanças.
  2. Introvertido Reflexivo: são o oposto do primeiro, são muito reflexivos e fechados para o mundo exterior.
  3. Extrovertido Sentimental: são indivíduos sociáveis e expansivos, são empáticos e conseguem encaixar-se facilmente em contextos sociais.
  4. Introvertido Sentimental: são muitas vezes taciturnos e solitários, mas também muito sensíveis e empáticos, não gostam de expressar seus sentimentos.

Advertisement
pixabay.com

pixabay.com

5. Extrovertido Intuitivo: geralmente são indivíduos cheios de entusiasmo, dinamismo e até oportunistas. Eles são capazes de tudo para alcançar um objetivo.

6. Introvertido Intuitivo: são aqueles que são definidos como sonhadores, são idealistas e, portanto, não muito concretos.

7. Extrovertido Sensorial: estão sempre buscando os prazeres da vida, mas são sempre realistas.

8. Introvertido Sensorial: eles têm a alma dos artistas, sua subjetividade é a coisa mais importante e o único meio de interpretar e se relacionar com o mundo exterior.


Essa subdivisão dos tipos psicológicos de Jung foi fundamental para estudos posteriores de personalidade. Este é o caso, por exemplo, de Myers e Briggs para a teorização do indicador de personalidade, que identifica toda uma série de características psicológicas que definem 16 tipos de personalidade.

Advertisement