Não implore a atenção de ninguém, muito menos amor

por Roberta Freitas

30 Dezembro 2018

Não implore a atenção de ninguém, muito menos amor
Advertisement

O amor é uma força tão poderosa que empurra aqueles que estão possuídos a fazer tudo pela sua amada, mesmo à custa de se sacrificarem; e isso sem qualquer promessa de recompensa. De fato, o amor verdadeiro é incondicional.

No entanto, isso não significa ser forçado pela outra pessoa a se humilhar: na verdade, o amor nunca deve ser implorado. Aqueles que conhecem o seu amor enquanto aproveitam-se dele sem recíproca simplesmente não merecem sua atenção.

Advertisement
maxpixel

maxpixel

De fato, na relação de um casal, a reciprocidade da troca, das emoções deve estar na base de tudo; quando isso está faltando, há um desequilíbrio que não pode ser ignorado por muito tempo, porque envolve uma degradação contínua da pessoa que oferece tudo por amor.

Quando uma das partes não retribui e é mesquinha com gestos concretos de amor - na verdade, poucas palavras não são acompanhadas pelos fatos - é inútil e contraproducente insistir em ser amado por sua vez. Apesar de dar sem receber nada, nunca, fazendo você se sentir insignificante e invisível, isso não deve levar a ações extremas para poder implorar o amor do outro: sua frieza indiferente não merece seu amor ardente, nem sua dignidade.

Lembre-se de que a outra pessoa deve merecer a grandeza de seus sentimentos e seus gestos de amor. Como? Sempre cuidando de si mesmo, fazendo você se sentir importante, fundamental em sua vida.

E para fazer isso, o tempo nunca está faltando - ou melhor, está sempre lá: porque quando você deseja fortemente alguém, não há obstáculos que o impeçam de demonstrá-lo.

Portanto, quando se percebe que o outro carece de interesse, deve-se rever as próprias expectativas e esperanças: se forem mal colocadas, podem nos causar muita dor, emocional, mas também física.

Você não pode viver sofrendo desta maneira, por um amor frustrado e não correspondido: você tem que encarar a realidade e reconhecer que não existe um relacionamento construtivo, benéfico para nós. Acima de tudo, é preciso amar a si mesmo, redescobrindo o próprio valor. Como?

Dedicando nosso tempo às pessoas que nos fazem sentir bem e que merecem nossa atenção - amigos, parentes. Ocupando seu tempo com suas paixões, preenchendo seu tempo consigo mesmas. E, em primeiro lugar, remover a pessoa que não nos merece, que aproveita nosso amor, nossa pessoa, nosso tempo, sem reconhecer nosso valor.

Advertisement