10 conquistas pessoais que podem se tornar realidade depois de viver uma experiência traumática

por Roberta Freitas

31 Dezembro 2018

10 conquistas pessoais que podem se tornar realidade depois de viver uma experiência traumática
Advertisement

A vida não reserva - infelizmente - apenas momentos de alegria e serenidade; de fato, às vezes parece que os problemas se acumulam ou atraímos calamidades. Na realidade, todo tipo de experiência é parte integrante da existência, e muitas vezes são precisamente os desagradáveis e dolorosos que nos permitem avançar.

Lidar com um trauma significa enfrentar uma situação que desestabiliza a normalidade da nossa vida: por isso requer o uso de novas ferramentas para superá-lo.

Aspectos de nossa personalidade que não conhecíamos emergem, e essa autoconsciência renovada é refletida como uma luz em tudo o que nos rodeia. Sentimos e somos mais fortes, porque fomos colocados à prova e fomos vitoriosos, apesar do sofrimento.

Aqui estão as 10 realizações pessoais que resultam na superação de um trauma.

via goodmenproject.com

Advertisement
pixabay

pixabay

1. Maior empatia. A superação de um evento traumático reforça a capacidade empática daqueles que o experimentam; é como se o sofrimento o tornasse mais sensível ao humor de outras pessoas. Uma capacidade que se mostra extremamente útil para estabelecer relacionamentos com os outros.
2. Maior perspicácia. Aqueles que vivem uma experiência negativa serão capazes de perceber melhor os detalhes de cada situação, e também suas conseqüências: de fato, eles serão capazes de "sentir" as mentiras e os subterfúgios.
3. Intuitividade. A maior capacidade empática daqueles que superaram um trauma permite que eles "vejam" além da aparência das coisas, sentindo precisamente os estados mentais ocultos das pessoas com as quais entram em contato.

Advertisement
maxpixel

maxpixel

4. Comunicação eficaz. A nova sensibilidade adquirida como resultado de um evento doloroso torna possível descrever intensas experiências emocionais da melhor maneira possível e em grande detalhe.
5. Capacidade de estar sozinho. Apreciar a solidão é precisamente aqueles que sofreram um trauma: esta condição permite, de fato, uma melhor conexão com o eu interior.
6. Grande generosidade. Somente aqueles que sofreram muito sabem o valor profundo do presente, que preenche aqueles que o oferecem. Ajudar os outros de maneira desinteressada, colocar a serviço dos outros suas novas habilidades e recursos e construir um mundo melhor.

pixabay

pixabay

7. Bondade. Aqueles que tiveram uma experiência difícil sempre tratam uns aos outros com respeito, porque eles não acreditam em si como melhor que os outros: eles encontraram as surpresas desagradáveis da vida em sua pele.
8. Desprendimento de bens materiais. A pessoa que sofreu, conhece os valores autênticos da vida e sabe que eles não podem ser comprados. A felicidade não vem de objetos, mas de dentro: a alegria de compartilhar com os outros - amigos ou estranhos - e uma consciência sempre nova de si mesmo.
9. Máxima confiabilidade. Qualquer pessoa que tenha experimentado uma experiência traumática é uma pessoa autêntica, que diz o que pensa: assim, você pode contar com isso, porque sabe o que realmente sente.
10. Educação. O aumento da sensibilidade daqueles que sofreram o torna particularmente inclinado a usar boas maneiras para se dirigir aos outros.

Advertisement