Ser mãe é um compromisso que exige coragem, mas o amor dos filhos paga por todo o esforço

por Roberta Freitas

19 Janeiro 2019

Ser mãe é um compromisso que exige coragem, mas o amor dos filhos paga por todo o esforço
Advertisement

Ver um teste de gravidez que dá um resultado positivo pode, de repente, dar um certo medo do futuro. Muitas mulheres acham que estão começando a se arrepender, que deram o primeiro passo cedo demais: nada disso. É normal ser esmagada por tais sentimentos e inseguranças, porque é um grande ato de coragem ser mãe.

Tornar-se mãe expõe a todo tipo de dor, é viver sem saber se você está indo bem ou mal, é viver com o medo de que tudo possa acabar muito rapidamente.

Advertisement
Kelly Sikkema/Unsplash

Kelly Sikkema/Unsplash

Para se tornar uma mãe, você não deve ter medo: sim, a vida vai mudar radicalmente, mas você vai sempre encontrar uma maneira de se adaptar a essas novas formas de viver. O medo é nada mais do que a percepção de que algo está prestes a mudar, um sinal de alerta que desperta nossa atenção.

A maternidade é algo que não tem tempo: uma criança pode não vir quando você mais quer, e você pode descobrir que está grávida quando menos espera ou quando você acha que não é apropriado, quando está sem dinheiro, quando você está submersa de trabalho, quando você está mais focada em si mesma. Mas o amor por um filho sempre irá te absorver, independentemente de quando isso vai acontecer.

Ser mãe tem um sabor agridoce: às vezes serão os momentos mais doces a conquistar o seu paladar, aqueles que fazem o seu coração explodir de alegria, outros serão mais amargos e serão aqueles onde você terá que tirar para fora a força que não pensou que você tinha.

Haverá momentos em que você vai perceber que dar à luz a um filho foi a coisa mais linda que eu já fez em toda a sua vida, outros em que você irá olhar para trás melancolicamente quando não haviam fraldas, mamadas e fadiga. É como quando você compra um bilhete para um salto de bungee jump; na noite anterior você fica com muito medo, mesmo que seja a coisa que você mais quer fazer.

Sim, há muitas coisas que são assustadoras, incluindo a maternidade, mas o medo é aquele motor invisível que faz você tomar as rédeas de sua vida e começar a mais bela viagem de viver no dia a dia.

Advertisement