4 ideias de reflexões a serem feitas por aqueles que tendem a esperar demais dos outros

por Roberta Freitas

08 Janeiro 2019

4 ideias de reflexões a serem feitas por aqueles que tendem a esperar demais dos outros
Advertisement

Dizem - e a experiência confirma isso - que dar é melhor do que receber. É necessário, no entanto, enfatizar que todo gesto desse tipo deve ser desinteressado, de modo que possa ter o efeito benéfico, ou pelo menos não trazer consigo qualquer desprazer futuro.

De fato, é sábio sempre agir sem esperar nada em troca, não tanto porque podemos não receber nada, mas sim por quatro razões muito boas.

Advertisement
andrew hart/flickr

andrew hart/flickr

1. Não crie expectativas. Se você agir na esperança de que alguém reconheça seus esforços e seu valor, estará completamente errado: na verdade, o que você faz é especial porque é você quem faz. Consequentemente, é você que deveria reconhecer o quanto vale. Ame e aprecie a si mesmo: você não perderá tempo e construirá sua felicidade.
2. Não existem situações ou pessoas ideais. Desnecessário perseguir a perfeição, pelo simples fato de que ela não existe: todo mundo tem méritos, mas também defeitos; capacidade, potencial, mas também limites. Quanto mais cedo você aceitar essa realidade, mais cedo escapará das decepções futuras, tanto suas quanto dos outros.

Advertisement
maxpixel

maxpixel

3. Nem todos são como você. Dizer que todo mundo é diferente é óbvio; mas, na realidade, muitas vezes esperamos dos outros o mesmo tipo de comportamento que teríamos nas mesmas situações. O resultado é que os outros nem sempre agem como pensamos, e isso nos deixa insatisfeitos e frustrados. Portanto, aceite a diversidade, com todas as suas consequências.

4. Não procure o culpado. Quando algo não acontece como esperávamos, a primeira reação pode ser procurar a causa ou o culpado. Desta forma, nós nos colocamos automaticamente no lugar da vítima, simplesmente porque é mais conveniente para nós e nos permite não ter que fazer nada para compensar isso. Ao invés disso, é bom parar de pensar em termos de culpa e vítima e pensar sobre o que podemos fazer para remediar.

Advertisement