A gentileza, uma força maravilhosa que consegue derrubar qualquer muro - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
A gentileza, uma força maravilhosa…
Ser fiel é sinal de inteligência: os traidores são pessoas menos evoluídas As pessoas sensíveis não escutam com os ouvidos: escutam com o coração

A gentileza, uma força maravilhosa que consegue derrubar qualquer muro

2.181
Advertisement

Apesar do famoso slogan de Anne Herbert, praticar "gentileza acaso" tornou-se um hábito cada vez mais raro. E se uma explicação antropológica pode ser dada para a falta de cortesia nas grandes cidades por causa da alta concentração que as caracteriza, não podemos justificar sua perda progressiva, sobretudo porque é a base de todo relacionamento humano.

De fato, a gentileza não deve ser um luxo, mas um modo de vida próprio de cada comunidade, uma vez que nutre as emoções positivas e protege das emoções negativas.

image: pexels

Todos nós nascemos com a capacidade de sermos gentis, porque o altruísmo e a cooperação são os laços que unem todas as comunidades. De acordo com alguns estudos, já aos 6 meses, as crianças podem escolher ser generosas com os outros e são muito receptivas à gentileza. Portanto, a redução progressiva da gentileza na sociedade atual é o resultado de uma cultura extremamente individualista que não a considera um valor e não a promove.

De fato, apesar da capacidade de ser gentil seja inata no ser humano, ela deve ser desenvolvida e cultivada, porque é muito elaborada: implica autocontrole, autoestima, empatia, a valorização do outro e a consciência da relação entre o indivíduo e o grupo. Ou seja, a bondade exige uma alta inteligência emocional.

image: unsplash

Por outro lado, as vantagens para aqueles que são gentis e atenciosos de forma gratuita em relação aos outros, são indubitáveis e enormes. Entre estes devemos lembrar que:

1. Protege a saúde física. Quem é gentil briga menos e isso, em termos cerebrais, se traduz em uma menor produção de cortisol - hormônio do estresse - e uma maior produção de ocitocina - um hormônio da felicidade.
2. Preserva a saúde mental. Ser gentil com os outros nos faz sentir melhor com nós mesmos, o que nos deixa mais confiantes; uma condição psicológica que previne o estresse.
3. Contribui para a construção de boas relações sociais. A bondade ajuda a nos conectarmos melhor com os outros, pois implica empatia e desenvolve o hábito de responder a ela. Também atrai gentileza para nós mesmos.
4. Defende contra as vibrações negativas dos outros. A bondade desativa qualquer atitude hostil ou negativa e, portanto, é uma resposta eficaz contra a agressão.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado