Ler contos de fadas para as crianças melhora a sua capacidade de se expressar e gerenciar relacionamentos sociais - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Ler contos de fadas para as crianças…
Estas mulheres decidiram não pintar mais os cabelos: estas fotos maravilhosas podem te convencer a fazer o mesmo Diante de uma maldade é melhor responder com uma lição de bondade

Ler contos de fadas para as crianças melhora a sua capacidade de se expressar e gerenciar relacionamentos sociais

585
Advertisement

Um dos fenômenos alarmantes de hoje é a dificuldade das crianças em expressarem as próprias emoções: em parte devido a uma tendência das redes sociais de hoje em não aprofundar o conteúdo, em parte devido à pobreza da linguagem. E isso se reflete no tempo em uma capacidade menor de entender e gerenciar a complexidade da realidade.

O problema é sério, mas a solução é realmente simples: ler para o seu filho antes de dormir. 

O estudo.

image: army.mil

A leitura na idade pré-escolar (0 - 6 anos) tem alguns benefícios indubitáveis: é o que confirma uma pesquisa de John Hutton publicada no Journal of Pediatrics, na qual os efeitos da leitura em uma amostra de crianças menos abastadas foram analisados, para estabelecer a influência sobre as competências linguísticas. Os resultados revelaram uma correlação positiva entre a leitura e o desenvolvimento de áreas cerebrais relacionadas à linguagem, à expressividade, à memória e à integração socioemocional. Ou seja, ler histórias para as crianças as ajuda a desenvolver uma linguagem estruturada e a dominar melhor as relações sociais.

Também deve ser enfatizado que o estudo mostrou que essa correlação torna-se negativa nos casos em que a mãe ou o pai são distraídos por tablets ou smartphones; um fato que mostra alguns dos efeitos negativos de um uso familiar inadequado de dispositivos tecnológicos. 

Por que não lemos?

Embora os benefícios da leitura para as crianças sejam claros, permanece o fato de que os pais não leem histórias. Por quê? Os pais deram estas explicações:

  • "Eu não gosto de ler"
  • "Eu não tenho tempo para fazer isso"
  • "Meu filho não gostou dos livros que eu ofereci a ele"
  • "Estou cansado"

Para essas declarações, embora válidas, podemos dizer que:

  • Mesmo que você não goste de ler, você pode fazer um sacrifício pelo bem das crianças
  • O tempo se encontra, você deve apenas gerenciá-lo melhor (talvez ficando menos tempo no celular) 
  • Existem milhares de livros diferentes para oferecer ao seu filho; pelo menos agora você sabe de que tipo ele não gosta
  • A leitura é uma maneira de relaxar; entre outras coisas, é melhor ler uma história deitado na cama, ao invés de perseguir seu filho pela casa.
Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado