Quando nos tornamos mães, não dormimos mais como antes e estamos sempre em modo "alerta" - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Quando nos tornamos mães, não dormimos…
A casa pega fogo e ela se joga nas chamas para salvar seus 4 filhos Um Papai Noel anônimo doou uma van e US $ 10.000 para um casal e seus 12 filhos em dificuldade

Quando nos tornamos mães, não dormimos mais como antes e estamos sempre em modo "alerta"

24 Novembro 2021 • Por Roberta Freitas
755
Advertisement

Tornar-se mãe nunca é uma tarefa fácil, especialmente quando você precisa se ajustar aos novos ritmos diários. Quando uma nova vida chega em casa, mamãe e papai estão sempre dispostos a mudar o próprio dia a dia para não deixar que nada falte para o recém-nascido, que depende totalmente dos pais. Se você já é mãe ou pai, não pode deixar de afirmar que cuidar de um recém-nascido significa não só dormir menos, mas sobretudo estar sempre alerta, até mesmo à noite.

Estas são as palavras de Lucy Ortega, uma nova mãe que queria contar com as suas próprias palavras a sua experiência com o recém-nascido e como, nos primeiros dias, dormia sempre em estado de "alerta". Aqui estão suas palavras comoventes: "Nunca fui uma pessoa matutina ou com sono leve. Na verdade, na minha família temos algum tipo de piada interna onde dizem que sou uma combinação de Bela e Aurora, as duas princesas da Disney. Primeiro, porque adoro ler, e em segundo lugar porque desde criança adoro dormir, e acordar para ir para a escola era quase uma missão impossível, porém, tudo mudou quando me tornei mãe e fui de um extremo ao outro.

Quem já teve um recém-nascido em casa sabe que o descanso é algo que inexistente. Com os constantes despertares noturnos, a alimentação do bebê e o novo ritmo de vida ao qual aos poucos nos adaptamos, poder dormir uma noite inteira parece um sonho distante e quase sem perceber, você se tornou uma mãe completa. Estima-se, de fato, que no primeiro ano de vida os pais perdem mais de 700 horas de sono; trabalhamos de forma praticamente automática.

Essa falta de descanso não se deve apenas ao fato de o bebê nos acordar porque precisa de nós, há algo em nós que mudou. Na verdade, isso acontece desde a gravidez, onde começamos a acordar com frequência durante a noite, principalmente no terceiro trimestre. Trata-se de um mecanismo totalmente natural, cuja função é garantir a sobrevivência da criança por meio da alimentação e dos cuidados que devemos proporcionar. Podemos estar dormindo, mas nossos cérebros estão sempre acordados. A explicação é que o corpo está se preparando para a amamentação e, de alguma forma, nosso cérebro está nos preparando para o momento em que o bebê nascer. Passamos de um descanso "normal" para um modo de alerta.

Portanto, agora mesmo o menor ruído ou movimento nos acorda facilmente: estamos em alerta constante. Estamos com os olhos fechados, mas o restante dos nossos sentidos, como a audição para ouvir o choro do bebê, estão sempre alertas para agir conforme necessário. Algumas pessoas brincam que as mães fazem parte de um experimento científico que tenta provar que os humanos são capazes de sobreviver sem dormir. Dormimos tão pouco, que às vezes nos perguntamos como é possível que possamos funcionar com tão pouco descanso. Voltaremos a dormir como antes? Assim como quando não tínhamos filhos, a realidade é que não dormiremos. Da mesma forma que não somos mais a mesma mulher que éramos antes de termos filhos, nossos padrões de sono não serão mais os mesmos.

Além da carga mental, do trabalho invisível e da lista interminável de coisas a fazer que nos invadem pouco antes de irmos dormir, ao longo dos anos haverá muitas outras coisas que nos tirarão o sono de vez em quando, porque como mães, temos novos medos que não sabíamos ter. Mas quando se trata de horas de descanso, eu prometo a você que a situação vai melhorar e você vai pensar nessas noites sem dormir como uma memória muito, muito distante".

Queridas mães, vocês se reconhecem no que Lucy disse?

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado