As crianças respeitam as regras na escola SÓ se aprenderam a respeitá-las em casa - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
As crianças respeitam as regras na…
O signo de Libra não se deixa humilhar por ninguém: trate-o com respeito Você herdou muitos aspectos físicos de sua avó... mas também o temperamento!

As crianças respeitam as regras na escola SÓ se aprenderam a respeitá-las em casa

2.590
Advertisement

O respeito pelos outros e a bondade são virtudes importantes para estabelecer bons relacionamentos sociais ao longo da vida; e ainda não existe escola onde aprendê-las.

Diante de fenômenos de prepotência, como o bullying, que fazem com que a disseminação de valores sociais semelhantes seja mais urgente, a escola enfatiza que não está entre suas tarefas ensinar a bondade às crianças, e como isso cabe aos pais e, em geral, à família.

Na psicologia, faz-se uma distinção entre aprendizagem explícita e implícita, em que o discriminante é dado pela consciência da criança de estar no meio de um processo cognitivo.

A aprendizagem explícita ou consciente é a base do sistema escolar e inclui o estudo de vários assuntos - matemática, português, história, geografia, etc.

A aprendizagem implícita, por outro lado, refere-se ao conhecimento adquirido de maneira inconsciente, através da observação ou da experiência - como caminhar, falar. A família representa o principal lugar privilegiado da aprendizagem implícita, uma vez que oferece à criança modelos comportamentais e sociais que ela vai assimilar para moldar a sua própria personalidade. O respeito pelos outros e a bondade, assim como muitas outras virtudes, são assim aprendidas na família e traduzidas em outros ambientes sociais, como as escolas.

Certamente a escola também desempenha um papel importante na consolidação de certos modelos: assim, promovendo a cooperação entre os alunos e compartilhando as regras, fortalece os exemplos já esperançosamente fornecidos pelos pais.

É bom continuar a considerar o papel educacional dos pais e da escola como diferenciados, mas complementares e, assim, os dois tipos de educadores devem aprender a colaborar. ;)

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado