Veja por que todos temos o direito de não responder às mensagens no WhatsApp - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Veja por que todos temos o direito de…
Transforma o seu porão em um belíssimo apartamento para os pais idosos: a surpresa os comove Você é a ovelha negra da família? Veja por que você é um tesouro raro!

Veja por que todos temos o direito de não responder às mensagens no WhatsApp

Por Roberta Freitas
1.818
Advertisement

Algumas aplicações de comunicação rápida, como o Whatsapp, mudaram definitivamente a forma como interagimos, transmitindo informações com muito mais rapidez, eficácia e facilidade; na verdade, ajudaram a facilitar as trocas entre as pessoas.

No entanto, devemos também considerar o outro lado da moeda, ou a obrigação moral da resposta imediata. De fato, embora não haja um dever oficial de responder, o trinado da notificação nos lembra as boas maneiras, a necessidade de ser educado, de responder as expectativas dos outros, de responder imediatamente as mensagens. 

image: pexels

A realidade é que todos têm o direito de escolher se devem responder ou não, e quando fazê-lo; e, quando sentimos que essa liberdade falha, pode até acontecer de abandonar o Whatsapp e outras aplicações que parecem nos sufocar, sem, portanto, ter que ser considerado "antissocial". Fica claro, portanto, que na base da questão está a condição psicológica distinta das pessoas, algumas podem ser mais vulneráveis, em virtude de sua personalidade e dos estados emocionais do momento.

Em particular, alguns estudos associam um mau uso dessas aplicações de comunicação com baixa autoestima, extroversão e impulsividade. De fato, essas características pessoais intensificam a dependência dessas tecnologias para a busca de aprovação social. 

É útil lembrar que o fato de não responder não é o mesmo que uma recusa: a pessoa em questão pode estar dormindo, assistindo televisão, lendo um livro, comendo ou simplesmente vivendo, e não considerando o telefone uma prioridade naquele momento.

Manter o controle sobre nossas vidas sem permitir que as redes sociais assumam o controle é essencial para não nos sentirmos pressionados, subjugados por deveres sociais inexistentes e para sermos capazes de viver mais relaxados, ou pelo menos com menos ansiedade.

Portanto, se necessário, não tenha medo da opinião dos outros: ignore a notificação e continue fazendo o que estava fazendo.

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado