Depressão e ansiedade não indicam que você é uma pessoa fraca, mas são sinais de uma luta interior

por Roberta Freitas

27 Abril 2019

Depressão e ansiedade não indicam que você é uma pessoa fraca, mas são sinais de uma luta interior
Advertisement

Por muito tempo, distúrbios como ansiedade e depressão foram subestimados seja a nível institucional que social. Hoje essas dificuldades ganharam o título de patologias reais até serem reconhecidas como problemas incapacitantes. Independentemente do que a legislação declara, no entanto, ainda há muita ignorância e ceticismo sobre essas doenças, tanto que são frequentemente diminuídas e simplesmente considerada sinais de fraqueza ou pedidos de atenção.

via healthline.com

Advertisement
Depressão e ansiedade não indicam que você é uma pessoa fraca, mas são sinais de uma luta interior - 1

Estar ansioso ou deprimido não significa ser frágil, mas sim ter sido forte por muito tempo, lutando contra as dificuldades da vida para esgotar todos os recursos emocionais e físicos. Esses tipo de manifestações da esfera psicológica afetam o sistema nervoso, influenciando e modificando a química do cérebro, por isso não é uma questão de exagero.

Ninguém ousaria dizer a um diabético que, para curar sua doença, basta "reagir", mas quando é a mente, a alma a sofrer é a maneira como tantos tratam aqueles que são vítimas desses problemas. Isso cria vergonha e constrangimento a ponto de se negar o mal-estar de alguém, só que isso também impede a possibilidade de pedir ajuda e cura.

Todos podem ser afetados por ansiedade ou depressão, tanto personalidades fortes quanto menos fortes, a qualquer momento, sem qualquer distinção. Os preconceitos existentes nos fazem sentir inadequados, como se nos faltasse a vontade e personalidade para enfrentar e superar essas "fantasias tolas".

As coisas são realmente muito diferentes porque o mal emocional não se cura da mesma maneira que qualquer outra patologia não pode ser gerenciada ou resolvida sem a ajuda de um especialista e de remédios específicos apropriados.

Advertisement
Depressão e ansiedade não indicam que você é uma pessoa fraca, mas são sinais de uma luta interior - 2

Depressão e ansiedade são quase sempre faces da mesma moeda. O primeiro é o vazio, a escuridão, a ausência de estímulos, tanto de alegria como de dor, falta de emoções, sensação insustentável de morte ou não-vida. A segunda é a agitação paralisante, o medo do medo, um pânico iminente que você sempre teme que chegue e nunca faz ideia de quando vai desaparecer.

De ambas as condições, no entanto, pode-se sair e retornar a uma vida plena e normal, pode-se ter relações sociais e construir a própria existência. Ansiedade e depressão não são escolhas, mas se você parar de sentir culpa ou vergonha, pode escolher se curar, com a orientação de um terapeuta e com o apoio de pessoas que realmente entendem e respeitam o que você está passando.

Advertisement