Uma mãe "chata" ajuda a ter sucesso na vida: é o que diz um estudo - OlhaQueVideo.com.br
x
Utilizando este site, você aceita o modo no qual utilizamos os cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais Ok
x
Uma mãe "chata" ajuda a ter sucesso…
Nenhuma criança pode ser feliz vendo os pais que brigam sempre Para o seu aniversário de 60 anos, a família dá de presente para ela uma mudança de visual que a faz parecer muito mais jovem

Uma mãe "chata" ajuda a ter sucesso na vida: é o que diz um estudo

Por Roberta Freitas
1.685
Advertisement

Todo indivíduo, uma vez adulto, deve encontrar seu caminho, escolher um emprego e uma carreira. Nem todos, no entanto, conseguem atingir os objetivos ou se destacar nos setores profissionais escolhidos. As mulheres, em particular, já enfrentam obstáculos específicos de gênero, como dificuldades de inserção e salários médios mais baixos do que os dos colegas do sexo masculino. Aqueles que conseguem escalar o cume podem ter um segredo em comum, ou seja: uma mãe chata.

image: Wikimedia

Isto foi afirmado pela pesquisadora Ericka Rascon Ramirez, da Universidade de Essex, que realizou uma investigação específica e direcionada a esse respeito. O estudo foi realizado entre 2004 e 2010 em uma amostra de cerca de 10 mil estudantes do sexo feminino entre 13 e 14 anos, submetidas a alguns questionários.

O objetivo da pesquisa foi destacar a conexão entre o potencial e a capacidade de emergir no mundo do trabalho e a interação com um pai do mesmo sexo, particularmente exigente e estressante. Emergiu que a relação, apesar de conflituosa e difícil com uma mãe opressiva e chata, era uma fonte de estímulo para um futuro brilhante.

A presença de tal figura autoritária e pretensiosa incutiu nas meninas o desejo de continuar seus estudos e estabelecer-se no caminho escolhido. Na prática, ter alguém que os pressionasse constantemente para cumprir seus deveres, respeitar compromissos e serem rigorosas, as treinou para serem metódicas e ambiciosas.

Alguns podem argumentar que a adolescência por si só já é uma fase muito complexa na vida de uma pessoa, com mudanças físicas e psicológicas para entender e gerenciar. No entanto, segundo a pesquisa, é justamente nesse período de existência que são criados os fundamentos do caráter, com maiores benefícios em torno dos 20 anos de idade.

image: Pixabay

O estudo não sugere sempre a aplicação do "punho de ferro" porque o mesmo método pode ser inadequado, ineficaz ou mesmo contraproducente para algumas pessoas. É bom tentar tornar seus filhos independentes e conscientes, mas isso sem negligenciar elementos substanciais como afeto, apoio e compreensão.

Um indivíduo é algo extremamente complexo que não pode ser reduzido a uma fórmula ou esquema simples. Existem diferentes temperamentos e talentos, por isso é certo descobri-los e cultivá-los, mas deixar a natureza seguir seu curso, talvez com alguns "puxões de orelha" de tempos em tempos.

 

Source: iser.essex.ac.uk

Advertisement

Deixe um comentário!

Advertisement
Advertisement
x

Por favor, faça o login para carregar o vídeo

Cadastre-se com Facebook com 2 simples cliques!
(Usamos Facebook somente para que o registro seja mais rápido e NÃO iremos postar nada no seu mural)

Acesse com Facebook

Quer mais coisas como essa?

Curta e não perca os melhores da internet!

×

Já sou fã, obrigado